Pesquisar

16 de junho de 2014

O QUE CADA UM DE NÓS MERECE

Pieter Claesz - Vanitas (1630)
Depois Jeú veio a Jizreel, o que ouvindo Jezabel, pintou-se em volta dos olhos, enfeitou a sua cabeça, e olhou pela janela. E, entrando Jeú pelas portas, disse ela: Teve paz Zinri, que matou a seu senhor? E levantou ele o rosto para a janela e disse: Quem é comigo? quem? E dois ou três eunucos olharam para ele. Então disse ele: Lançai-a daí abaixo. E lançaram-na abaixo; e foram salpicados com o seu sangue a parede e os cavalos, e Jeú a atropelou. Entrando ele e havendo comido e bebido, disse: Olhai por aquela maldita, e sepultai-a, porque é filha de rei. E foram para a sepultar; porém não acharam dela senão somente a caveira, os pés e as palmas das mãos. Então voltaram, e lho fizeram saber; e ele disse: Esta é a palavra do Senhor, a qual falou pelo ministério de Elias, o tisbita, seu servo, dizendo: No pedaço do campo de Jizreel os cães comerão a carne de Jezabel. E o cadáver de Jezabel será como esterco sobre o campo, na herdade de Jizreel; de modo que não se possa dizer: Esta é Jezabel.
2 Reis 9:30-37

Lendo o antigo testamento é difícil pensar em Deus como um Deus de amor tamanha a violência e barbaridade que ocorrem com inúmeras pessoas. Guerras, genocídios, fome, doenças e assassinatos brutais são recorrentes, e os livros de 1 e 2 Reis são ricos nesse tipo de relato. E tais situações bárbaras ocorreram a mando, ordem ou planejamento (profecia) do próprio Deus. Como pode então hoje acharmos que esse mesmo Deus nos perdoa, nos ajuda e nos ama?

Bem, enquanto eu lia o texto acima hoje eu não estava pensando em como Deus podia permitir aquilo. Na verdade, pensava que era exatamente isso o que cada um de nós merece afinal: sofrimento, dor e uma morte brutal, porque somos pecadores, transgredimos as Leis de Deus e devido a isso somos condenados e merecedores inclusive do Inferno, o que é infinitamente pior do que qualquer absurdo que soframos em vida.

Porém, Deus nos deu Jesus, e Jesus nos deu o evangelho. Deus nos deu seu único filho e permitiu que este sofresse exatamente  isso que todos nós (exceto Ele) merecemos, de tal forma que somos livres, DE GRAÇA, desta condenação. Tal livramento sempre esteve disponível, sendo ele o amor motivado pelo próprio amor original de Deus para conosco.

Muitos cristãos ainda sofrem mortes horríveis pelo mundo. Muitos cristãos ainda sofrem terrores iguais ou até piores do que aqueles descritos no antigo testamento. Mas pior do que isso seria o Inferno, e disso a aceitação de Jesus em nossos corações e vidas nos livra.

De fato inúmeros textos do novo testamento explicam o porque que tais coisas ocorrem e continuam a ocorrer. Mas na mesma leitura que fiz hoje Paulo fala em 2 Corintios algo que serve de explicação, já que a vida cristã é uma luta cotidiana que exige enfrentamento da morte constante, e devemos estar cientes desse risco quando aceitamos a Jesus (algo que SEMPRE compensa devido ao prêmio da vida eterna que receberemos):

Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus, e não de nós. Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desanimados. Perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos; Trazendo sempre por toda a parte a mortificação do Senhor Jesus no nosso corpo, para que a vida de Jesus se manifeste também nos nossos corpos; E assim nós, que vivemos, estamos sempre entregues à morte por amor de Jesus, para que a vida de Jesus se manifeste também na nossa carne mortal. De maneira que em nós opera a morte, mas em vós a vida. E temos portanto o mesmo espírito de fé, como está escrito: Cri, por isso falei; nós cremos também, por isso também falamos. Sabendo que o que ressuscitou o Senhor Jesus nos ressuscitará também por Jesus, e nos apresentará convosco. Porque tudo isto é por amor de vós, para que a graça, multiplicada por meio de muitos, faça abundar a ação de graças para glória de Deus. Por isso não desfalecemos; mas, ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, se renova de dia em dia.
2 Coríntios 4:7-16

O cristão está livre, pelo sangue de Jesus, daquilo que merece como punição. Mas se a punição vier assim mesmo, temos que ter o coração pronto para entender que quilo faz parte do plano de Deus, e que nela reside um propósito, e que como em tudo o que vem de Deus, devemos dar graças, mesmo que seja nossa morte.

0 comentários: