Pesquisar

25 de março de 2014

SOU A ISRAEL OBSTINADA?

"O Profeta Jeremias"
Michelangelo


Disse-me mais o Senhor: Não rogues por este povo para seu bem. Quando jejuarem, não ouvirei o seu clamor, e quando oferecerem holocaustos e ofertas de alimentos, não me agradarei deles; antes eu os consumirei pela espada, e pela fome e pela peste. Então disse eu: Ah! Senhor DEUS, eis que os profetas lhes dizem: Não vereis espada, e não tereis fome; antes vos darei paz verdadeira neste lugar. E disse-me o Senhor: Os profetas profetizam falsamente no meu nome; nunca os enviei, nem lhes dei ordem, nem lhes falei; visão falsa, e adivinhação, e vaidade, e o engano do seu coração é o que eles vos profetizam. Portanto assim diz o Senhor acerca dos profetas que profetizam no meu nome, sem que eu os tenha mandado, e que dizem: Nem espada, nem fome haverá nesta terra: À espada e à fome, serão consumidos esses profetas. E o povo a quem eles profetizam será lançado nas ruas de Jerusalém, por causa da fome e da espada; e não haverá quem os sepultem, tanto a eles, como as suas mulheres, e os seus filhos e as suas filhas; porque derramarei sobre eles a sua maldade. Portanto lhes dirás esta palavra: Os meus olhos derramem lágrimas de noite e de dia, e não cessem; porque a virgem, filha do meu povo, está gravemente ferida, de chaga mui dolorosa. Se eu saio ao campo, eis ali os mortos à espada, e, se entro na cidade, estão ali os debilitados pela fome; e até os profetas e os sacerdotes percorrem uma terra, que não conhecem. Porventura já de todo rejeitaste a Judá? Ou repugna a tua alma a Sião? Por que nos feriste de tal modo que já não há cura para nós? Aguardamos a paz, e não aparece o bem; e o tempo da cura, e eis aqui turbação. Ah! Senhor! conhecemos a nossa impiedade e a maldade de nossos pais; porque pecamos contra ti. Não nos rejeites por amor do teu nome; não abatas o trono da tua glória; lembra-te, e não anules a tua aliança conosco.
Jeremias 14:11-21

Não foi só nesse trecho do livro de Jeremias que se destacou que o povo de Israel foi "obstinado". Essa é uma palavra bonita que significa que Deus estava cheio deles e de seu comportamento arredio, teimoso e egoísta. Sua fé era instável, eles adoraram outros deuses, faziam o que bem entendiam sem consultar a vontade de Deus antes, mas seguiam sendo extremamente religiosos.

Dentro dessa religiosidade, os "profetas" lhes traziam mensagens de esperança, de paz e prosperidade, como se fossem uma voz apaziguadora que dissesse "vocês são ótimos, está tudo bem, Deus está feliz com todos vocês". Mas a verdade é que todos estavam fazendo besteiras, cometendo pecados contra Deus, e atraindo para si guerra, fome e doença. Ninguém admitia tais coisas, mesmo os líderes religiosos.

Todos se enganavam.

ME SINTO COMO ESTA ISRAEL. Não sei você, mas eu me sinto assim. Acho que essa seja uma reflexão válida: somos realmente o que achamos que somos? Estamos de fato sob a graça de Deus?

Me sinto um tremendo pecador que se engana a maior parte do tempo, que ouve de outras pessoas "está tudo bem, você é bom, um crente sério" mas que sabe que no fundo está fazendo muitas besteiras e que não devia mais fazê-las depois de caminhar anos com Jesus, e que no fim está entristecendo Deus e atraindo guerra, fome e doenças.

Sei da graça de Jesus, a aceito mesmo sem entendê-la, mas constantemente a constatação de minha própria imperfeição e incapacidade de caminhar em santidade me entristecem pois sei que entristecem a Deus. Os mesmos defeitos sempre surgem, o mesmo comportamento incorreto se repete. E a tentação de acreditar que "está tudo bem, você é bom, um crente sério" ronda minha consciência.

No que me apego ainda é na constatação de que tais defeitos revelam a mim, a todo o instante, como sou dependente da graça de Jesus. Mas quero - e preciso - melhorar e me aperfeiçoar na fé e no proceder cristão. Que Deus esteja comigo hoje e sempre, nessa luta cotidiana.

0 comentários: