Pesquisar

23 de junho de 2013

O FILTRO DO TEMPO

Hoje pela manhã na EBD um dos assuntos foi quanto a adoração e sobre a questão do erro quanto a imaginar que ela só ocorre por meio da música. Isso acabou caindo na exposição do conceito de que Deus criou todos os tipos de músicas (músicas, e não letras). Eu já sabia disso, mas o assunto me fez lembrar de algumas músicas do passado e ai me lembrei de um post que há bastante tempo eu gostaria de escrever mas nunca o fiz.

No final dos anos 80 e começo dos anos 90 eu era um garoto que estava começando a gostar do tipo de música que ainda hoje mais gosto: rock. Mas assim como hoje, naquela época havia uma série de divisões e rivalidade - mesmo entre os roqueiros - quanto a um grupo ser "de homem" e outro ser "de mulheres ou gays". Um absurdo, porque a maioria tinha cabelo comprido, rosto barbeado e até usava maquiagem.

Assim, eu gostava de Metallica e repudiava Bon Jovi. Ouvia Faith no More mas desligava o radio se começava a tocar Skid Row. Tive Nirvana (a grande quebra de paradigma) como minha banda preferida e Guns'n Roses como trilha sonora de minhas depressões adolescentes, mas saia correndo se tocava Poison. E assim em diante. Isso sem falar em uma espécie de exclusividade de estilo que fazia não só eu mas grande parte dos roqueiros da época repudiarem outros estilos musicais.

Hoje, mais amadurecido quanto a esse comportamento (graças em parte a minha esposa, que me fez ouvir tudo dos Beatles e a entender que as mudanças podem ser coisas excelentes) hoje me pego ouvido e gostando de músicas e grupos que antes eu odiava, porque diante do panorama musical atual, com funk, pop de péssima qualidade, sertanejo universitário e outras coisas, eu percebo que Bon Jovi e Skid Row eram EXCELENTES.

Não decreto que estes estilos de "música" sejam ruim, mas sim que particularmente eu os acho de má qualidade. Mas disso, o mais engraçado é ver que gosto muito de músicas que detestava por puro preconceito da época. Nada como o filtro do tempo para que as opiniões mudem, não? Mas ainda assim eu DUVIDO que um dia eu me veja gostando de funk...

Abaixo coloco algumas destas músicas que eu odiava e hoje curto muito. Você tem alguma que compartilha? Comente ai!











0 comentários: