Pesquisar

12 de março de 2012

HUMILDADE E APERFEIÇOAMENTO

como você é por dentro?
Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos. E vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno.
Salmos 139:23-24

Quem nós realmente somos por dentro, nem o mais poderoso pet scan do mundo pode ou poderá mostrar algum dia. Não me refiro anatomicamente, mas sim espiritualmente, ou se preferir, psicologicamente.

Qual a nossa verdadeira identidade? Quais são nossos pensamentos mais poderosos e profundos? O que realmente pensamos e sentimos, mas não revelamos a ninguém, nem a nós mesmo algumas vezes?

Deus, apesar de ser quem é, nos respeita. Veja bem, Deus sabe exatamente quem somos, de uma maneira muito mais exata e completa do que jamais poderemos ter compreensão, mas Ele não interfere mesmo que estejamos errados. Salvo, é claro, quando pedimos claramente por isso.

Todos nós, sem excessão, temos maus caminhos dentro de nós, em maior ou menor grau. Não são raros os caminhos ruins que nem sequer temos consciência de que possuímos. Mas eles estão lá. Deus sabe deles. E quer que nós tomemos conhecimento deles, para o nosso bem, pois disso depende o processo de cura que Ele deseja para todo ser humano. Ele quer arrependimento sincero e conversão. Ele quer pessoas que busquem se comportar e sentir e pensar respeitando aquilo que ele nos apresentou como bom e perfeito, ou seja, repletos de amor verdadeiro para com Ele acima de tudo e para com o próximo.

Quando nos colocamos diante de Deus em oração sincera, com o coração verdadeiramente quebrantado e repleto de humildade, e pedimos a Ele o que o salmo introdutório deste post descreve, Ele começa a agir. Começa a nos mostrar nossos maus caminhos por meio de ação direta, de relacionamentos com outras pessoas, e principalmente por meio das escrituras, que balizam o desejo de Deus para nós e que nos apresenta o modelo perfeito ao qual devemos seguir em todos os sentidos: Jesus Cristo.

Devemos pedir o que este salmo pede, todos os dias, verdadeiramente submissos a palavra de Deus. Porque até nossa morte, o processo de aperfeiçoamento não para, e sempre haverá algo para tomarmos conhecimento sobre nós mesmos e mudar para a honra de Deus.

0 comentários: