Pesquisar

22 de dezembro de 2011

ARREPENDIMENTO

Sabemos que o conhecemos, se obedecemos aos seus mandamentos. Aquele que diz: "Eu o conheço", mas não obedece aos seus mandamentos, é mentiroso, e a verdade não está nele. Mas, se alguém obedece à sua palavra, nele verdadeiramente o amor de Deus está aperfeiçoado. Desta forma sabemos que estamos nele: aquele que afirma que permanece nele, deve andar como ele andou.

1 João 2:3-6



Não amem o mundo nem o que nele há. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele. Pois tudo o que há no mundo — a cobiça da carne, a cobiça dos olhos e a ostentação dos bens — não provém do Pai, mas do mundo. O mundo e a sua cobiça passam, mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.

1 João 2:15-17
O que significa arrepender-se?

Eu percebo que muitas pessoas gostam de viver a idéia do "eu não me arrependo de nada do que fiz". Pelo contrário, dizem se arrepender do que não fizeram. Eu mesmo em minha adolescência fiz algumas besteiras me deixando levar por este conceito que hoje eu entendo ser totalmente equivocado. Me arrependo de algumas coisas que fiz com base nesta ideologia torta. Eu amava o mundo, como João disse acima que não devemos fazer. Queria ser amado por ele também. É assim que muitas pessoas vivem sua vidas. Na esperança de um amor, de uma vitória, que nunca virá, e que se vier, será vazia em significado espiritual, o que em ultima instância, é o que importa.
 
Assim sendo, arrepender-se parece que virou algo proibido e ruim, algo que é prejudicial ao ser humano porque causa sofrimento psíquico desnecessário. E tudo isso porque, alega-se, "é impossível mudar o que passou". O que é verdade.

Mas as pessoas se esquecem do papel fundamental que o arrependimento tem na vida e na sociedade humana, esquecem do seu valor e da sua capacidade transformadora.

ARREPENDIMENTO GERA MUDANÇA.

O arrependimento não pode mudar o passado, mas pode alterar o presente e moldar o futuro. Isso causa sofrimento é claro, toda mudança gera estresse e todo estresse incomoda. Mas o arrependimento é algo totalmente BOM se ocorrer diante da constatação de erros perante Deus, ou de erros perante a lei, ou de erros perante tudo o que é justo e correto.
 
Por exemplo: bandidos tem que se arrepender de seus crimes. Se não se arrependerem, o que os impedirá de cometerem os mesmos crimes novamente após sua prisão e julgamento? Por isso existe uma pena para crimes cometidos, algo que lhes faça se arrepender de seus erros. Quando o bandido comete um novo crime, sua pena fica mais pesada. Isso deveria gerar arrependimento, mas no Brasil isso não ocorre exatamente assim por causa da corrupção, das falhas do sistema judiciário, etc. Isso não ocorre obviamente com Deus.

Você acha que conosco, que cometemos crimes contra o amor de Deus (pecado), não há a mesma necessidade de arrependimento? Claro que há, e digo que ela é mais urgente e importante do que qualquer arrependimento para com erros humanos. Porque é deste arrependimento que surgirá uma mudança tão básica e fundamental em nós que afetará todo o resto em um verdadeiro efeito dominó.
 
Mas se há a necessidade de arrependimento você pode se perguntar qual é a pena que nos levará a tal mudança de comportamento então. Ela existe, pode acreditar. O nome desta pena é "morte".

"Mas espere um pouco... todo mundo morre, até mesmo os crentes mais fiéis". É verdade, mas não é dessa morte física que eu falo. É da morte espiritual. Muitas pessoas passam por esta morte após a morte física, indo para o inferno por não terem se submetido ao amor de Deus em suas vidas, tendo satisfeito suas mentes e almas com supérfluos e anestésicos. Muitas pessoas também passam por esta morte ainda em vida.
 
Mas não e engane: o mesmo pode ocorrer com muitos daqueles que julgam conhecer e seguir a Jesus. Por isso há tanto pecado e coisas erradas em diversas igrejas, o que é muito grave porque afasta os não crentes da verdade, escandalizando-os. Lembro-me do livro "Deixados para Trás" onde, no arrebatamento¹, um pastor foi deixado para trás com muitos não crentes. O pastor não era uma má pessoa, ele era bondoso, ele fazia trabalhos sociais, ele cuidava da igreja com zelo, mas não havia dentro dele a fé de fato, a crença derradeira, a busca pelo viver diante de Deus e com Deus. Não houve um verdadeiro arrependimento.
 
É como o trecho no início deste post diz. Há pessoas que apenas falam que são de Deus, mas em seus corações não há a humildade para reconhecer que estão se enganando. Eu não me excluo desse grupo. Não sei até que ponto realmente sou de Deus, pois há em minha vida pecados que não consigo superar. Gosto de pensar que tenho reconhecido meus defeitos e tentado (não com muito sucesso infelizmente) erradicá-los. Busco me arrepender de cada um deles, e mudar.
 
Como falei, não é tarefa fácil. Não é agradável para nós mesmos, mas é agradável para Deus. Não porque ele goste de nos ver sofrendo, mas sim porque é este o bom combate do Senhor, é nossa determinação em abandonar o pecado e procurar nos relacionar com nosso Pai, mesmo que seja doloroso. Porque é simplesmente a coisa certa a ser feita. E se isso agrada a Deus, vou lutar esta luta até minha morte física, na esperança de alcançar sua graça.

E qual graça é esta? É o perdão de Deus, é a revogação da minha pena.

"Mas não é necessária uma pena para o arrependimento? Como vai se arrepender se não houver a pena? A ordem das coisas ai não está invertida?"

Sim, está.
 
E sabe o que é mais maluco ainda? A pena existe, nós deveríamos pagar por ela, mas na verdade ela já foi cumprida. Por Jesus Cristo.
 
Tudo o que ele sofreu, tudo o que ele passou, eu merecia. Cada um de nós merecia. Então não devia ocorrer arrependimento, não é mesmo? Se não vamos sofrer nada, se Jesus sofreu por nós, não há por que nos arrepender.
 
Errado.
 
Quando você busca conhecer a Deus você já está reconhecendo que há algo errado em sua vida. Com todos os crentes isso ocorreu em algum momento. "Há um Deus que me ama e eu não tenho feito nada para amá-lo, o que eu tenho que fazer?"
 
Eu mesmo sempre me perguntava, antes de entrar para uma igreja de fato e me converter (tenho formação católica mas me batizei na Igreja Batista quando adulto): há algo além deste mundo, há algo após a morte; a vida humana, a mente, os sentimentos, o Universo é complexo demais para se restringir a apenas uns 100 anos de vida mais ou menos, então qual é a verdade que rege isso tudo, quem é que puxa as cordas para tudo funcionar?
 
Algo dentro de mim dizia que havia uma "coisa" que transcendia todo o entendimento, que dava significado a tudo, que expandia a realidade até além do que eu poderia ver, sentir ou ouvir. Havia algo sobrenatural.
 
Como João disse no texto inicial deste post, quando você busca compreender a Deus, quando entende o seu sacrifício por meio de Jesus, o seu amor, você se arrepende. Porque você entende que estava andando errado este tempo todo, e que você vai morrer por isso se não mudar sua conduta, e então você se arrepende. Se fosse tivesse que deixar de existir para se arrepender de algo, de nada adiantaria, pois você não existiria mais para que o arrependimento existisse. Por isso que Deus enviou seu único filho, Jesus, para pagar esta pena.

É Jesus que nos permite o arrependimento em tempo hábil.



¹ O momento anterior ao início do final dos tempo onde Jesus leva para os céus os crentes para poupá-los da grande tribulação final. Pelo menos é assim que o livro define, há um certo debate teológico a respeito disso nas escrituras

0 comentários: