Pesquisar

3 de agosto de 2011

ROMANOS 12:20-21 - AGINDO CONTRA SEUS INSTINTOS

Portanto, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas de fogo sobre a sua cabeça. Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem.

Romanos 12:20-21

Vi ontem vários vídeos de John Piper, que eu não conhecia mas agora me identifico muito. Em um deles, Piper fala sobre o porque é que Deus matava mulheres e crianças vistas como inocentes aos olhos humanos no antigo testamento, e se você for pensar, continua a matar até agora.

Ele discorreu sobre a explicação com maestria e conhecimento bíblico, e depois de falar sobre a questão mais pesada e moral, que era a de Deus ter ordenado que Josué e o povo de Israel matasse tudo e todos em Jericó mesmo que os mandamentos ordenam "não matarás", ele explicou que aquele período na história foi único, onde Deus era o rei direto de um povo (Israel), em um carater não só religioso mas principalmente político, e que usou seu povo, sua nação, como instrumento de sua ação e justiça.

Mas, ao final, ele fez questão de ressaltar: a igreja não é Israel, o reinado de Deus e de Jesus sobre a Igreja não possui qualquer caráter político, e a palavra que Ele nos deixa é para amarmos nossos inimigos e aqueles que abusam de nós; não devemos buscar matar para fazer o evangelho avançar, mas sim morrer, dar nossa vida para que ele seja levado ao mundo. É uma atitude totalmente diferente.

O fato é que, como eu falei ontem, amar aqueles de quem não gostamos, aqueles que nos querem mal, que nos odeiam, é complicado. Vai contra nossos próprios instintos. Nossos instintos nos dizem: mate aquele que lhe quer mal, afaste-se, deixe que ele sofra, etc. Mas o interessante é que Deus nos orienta a fazer exatamente o oposto! Por que????????????

Cheguei a conclusão de que a glória de Deus se manifesta não no que é natural, mas sim no que é sobrenatural. Jesus vivendo em mim se manifesta não quando amo meus melhores amigos, ou minha esposa, ou meu animal de estimação, porque a verdade é que qualquer um tem este potencial dentro de si, até o mais incrédulo dos homens.

Mas aquilo que vai contra nossos instintos,... é nisso que Jesus vivendo em nós se manifesta. Não digo que é fácil, e nem digo que seja algo que vamos gostar necessariamente. Mas acho que se pelo menos conseguirmos agir assim, conscientes de que isso é a vontade de Deus, já será algo e tanto.

O que eu espero para mim é que eu consiga fazer isso, e agir contra meus instintos, e ser mais como Deus quer que eu seja.

0 comentários: