Pesquisar

2 de agosto de 2011

MATEUS 22:36-39 - FOCO

"Mestre, qual é o grande mandamento na lei? E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo."

MT 22:36-39

Eu já perdi a conta de quantas vezes li este texto na minha vida. Pessoalmente, sob inúmeros aspectos, eu acho que é a melhor síntese da palavra de Deus que vejo em toda a Bíblia. Ele dá o escopo do engine de relacionamentos que Deus projetou para o ser humano, e a hierarquia de importância entre os atores destes relacionamentos:

Deus acima de tudo; dentre as pessoas, mutualidade, igualdade, cooperação.

Agora, uma coisa é compreender isso, outra é aplicá-la. Para muitas pessoas, mesmo crentes em Jesus, é difícil amar. No meu caso, algo bastante pessoal mas que pode ser aplicável a várias pessoas, encontro dificuldades em amar a mim mesmo, quanto mais ao próximo, quanto mais a Deus.

Para ser sincero, amar a Deus para mim ainda assim é mais fácil do que amar ao próximo. Deus nunca me fez mal. Nunca me feriu. Nunca me repudiou, ou criticou, ou abandonou, ou ridicularizou, ou perdeu a paciência. Deus é amor em todos os aspectos, o porto seguro para onde sempre posso ir, é meu Pai, em quem confio totalmente e de quem sei que sempre terei carinho, atenção, amparo, respeito, apoio e correção. Como não amar esta perfeição?

Mas mesmo assim ainda agimos em desacordo com Ele em inúmeros momentos de nossas vidas, não é mesmo? Só que nosso amor por Ele nos faz reconhecer tais desvios, e buscar voltar ao seu caminho que Jesus manifestou plenamente.

Mas mesmo com tantas dificuldades, ainda vejo isso como mais simples do que "amar ao próximo".

Amar a quem nos quer bem é fácil, é natural, é quase biológico, e da mesma forma é natural sentir compaixão por pessoas que sofrem, sejam de mazelas sociais, doenças, luto ou violência.

Já amar as pessoas que nos querem mal, ou que simplesmente nem sabem quem somos, ou por quem simplesmente temos antipatia é algo bem complicado.

Mas o amor que Deus tem por nós, e o entendimento de que tudo na palavra se resume a isso basta para nos estimular a seguir em frente. É uma luta, e uma luta para toda a vida.

0 comentários: