Pesquisar

3 de junho de 2011

SALMOS 139:7-12

Para onde me irei do teu espírito, ou para onde fugirei da tua face? Se subir ao céu, lá tu estás; se fizer no inferno a minha cama, eis que tu ali estás também. Se tomar as asas da alva, se habitar nas extremidades do mar, até ali a tua mão me guiará e a tua destra me susterá. Se disser: Decerto que as trevas me encobrirão; então a noite será luz à roda de mim. Nem ainda as trevas me encobrem de ti; mas a noite resplandece como o dia; as trevas e a luz são para ti a mesma coisa;

A presença de Deus por meio de seu Santo Espírito é algo fenomenalmente poderoso. O crente não se separa de Deus um só instante, não importa a circunstância. Como diz a letra de uma canção, "Nada poderá nos separar do amor de Deus". Deus está em nós, sua presença é constante em nossa própria mente, em nosso próprio ser.

Sentir-se desamparado, abandonado, à parte de Deus portanto é apenas uma ilusão. Deus está conosco e em nós o tempo todo. A sensação de abandono portanto é falsa. Quando as coisas não vão bem, é preciso lembrar-se de que Deus está perto, de que Deus está em todos os lugares aonde formos, sejam físicos ou circunstanciais.

Há um propósito para tudo, até mesmo nos momentos ruins. Transformação. Humildade. Dependência de Deus. Quebra de paradigmas. Exercício da fé. Mesmo quando estamos "desviados" (eu não sei se isso é possível), Deus nos diz por meio deste Salmo: "Nem ainda as trevas me encobrem de ti; mas a noite resplandece como o dia; as trevas e a luz são para ti a mesma coisa;".

Não podemos esconder-nos de Deus. Diante dEle estamos todos nús no sentido mais profundo da palavra. Não nús de corpo, mas nús de alma.

O que posso querer além de me lembrar sempre desta presença, deste cuidado, deste amor? O que posso fazer além de desfrutar da paz e alegria de saber que Deus está sempre comigo, que estou sempre diante dEle, de viver em verdade sabendo que não há mentira ou pecado que possa me ocultar dEle?

0 comentários: