Pesquisar

2 de junho de 2008

Comportamento canino irregular

Parece que o Xaveco vai ser um assunto constante aqui agora, afinal ele não para quieto e sempre faz alguma coisa memorável todos os dias.


O Papito deu uma pequena trégua neste final de semana. Achamos que foi devido à considerável queda de temperatura que ele ficou sonolento a beça, sendo um cãozinho bem comportado. Como ele foi bonzinho e no sábado eu fechei a parte de baixo da nossa cama (de forma que ele não pudesse mais entrar no forro para zoar como vinha fazendo nos últimos dias) deixamos ele dormir na porta do quarto de novo com a porta aberta. Ele adorou e dormiu a noite todinha.


Já de ontem para hoje, tivemos que fechar a porta de novo. Ainda sofrendo do “jet lag” que todo filhote mamífero parece apresentar no começo de sua vida, ele se levantou, alegre e saltitante, exigindo que brincássemos com ele... de madrugada. Não vi que horas eram, mas devia ser algo entre 4 e 5 da manhã.


Como eu havia combinado com a Cris que esta semana era a vez dela ser a vilã (aquela que dá broncas pesadas e palmadas nele), eu penas me virei e continuei a dormir. Ouvi ela mandando ele ficar quieto, colocando-o em sua caminha e fechando a porta. Ele começou a chorar de leve, e ignoramos. Logo parou.


O Xaveco é muito sacana quando quer. Tem feito cocô fora do lugar as vezes e não sabemos se é de bronca por causa das comidas de toco que damos nele por causa de seus maus hábitos ou se ele está com dor de barriga e não tem tempo de ir até o banheiro (minha esposa vai ligar pra veterinária dele hoje). O fato é que ele continua a apresentar aquele mesmo comportamento cabeça dura e teimoso, que eu fico repetindo para mim mesmo que vai sumir quando ele tiver seus 10 ou 12 meses.


Outra coisa que eu não entendo é porque ele fica louco para morder meu rosto e minha boca. Pensei que ele queria apenas lamber, e deixei que ele se aproximasse de minha bochecha. Levei uma série de mordidinhas velozes e doloridas, iguais a aquelas que ele nos dá nas mãos quando tentamos brincar com ele. Fiquei bem bravo, é claro. Mas ele continua a mirar minha boca... será que eu estou com bafo e ele pensa que é comida?



Compramos o livro "Marley e Eu", e já estou na metade. Sinceramente, a cada página eu fico mais preocupado e, paradoxalmente, alegre. Vejo o tanto de diversão e alegria que aquele cachorro colocou na vida do autor do livro com todas as suas confusões homéricas, mas vejo os problemas que ele causou e fico repetindo para mim mesmo que o caso do Xaveco vai passar... será que eu estou tentando tapar o sol com a peneira ou ele está sendo apenas o que tem que ser no seu devido tempo?

Tudo bem que um Labrador dá uns 6 Jack Russel em termos de força e tamanho, mas proporcionalmente, um Jack Russel em um apartamento pequeno é quase o mesmo que um Labrador em uma casa grande. Com o diferencia que em casas sempre se tem uma garagem ou quintal para acomodar o cachorro. No apartamento, só se tem a sala de estar ou um dos quartos...

0 comentários: