Pesquisar

12 de março de 2008

ME VIRANDO NA COZINHA

Tenho descoberto que gosto de cozinhar. Sempre me virei na cozinha, mas nos últimos tempos tenho feito comida de verdade. Antes havia sido tacos, e agora é macarrão. O macarrão em si é fácil de fazer, o que é mais complicado é o molho. E até que eu tenho feito molhos gostosos (pelo menos minha esposa tem me pedido para fazer comida uma vez por semana).


Vá lá: eu adoro a combinação de cebola, alho, azeite extra virgem e sal. Acho impossível que alguma coisa preparada com esta mistura fique ruim, a menos que deixe queimar. De qualquer forma tenho feito este molho e tem ficado bom. “Al sulco” é melhor, mas com carne moída também fica bom (só precisa dosar os ingredientes para mais se adicionar carne).


Eu detesto seguir receita. Gosto de inventar e improvisar (na cozinha). Quando tentei fazer bolo de fubá da minha cabeça ficou uma desgraça, mas comida salgada eu tenho feito direitinho usando meu “olhometro”. Vou adicionando as coisas que eu imagino que combinem na quantidade que imagino ser a ideal. Tem dado certo.


Bom, o que eu fiz ontem: primeiro eu piquei uma cebola média inteira, e descobri que se eu a descascar e a deixa uma hora no freezer, ao cortá-la ela quase não arde nos olhos.


Depois, esmaguei uns 6 dentes de alho e piquei mais uns 4. Coloquei isso na panela com umas 5 ou 6 colheres de sopa de azeite extra-virgem e sal a gosto. Misturei a isso umas 8 folhas de orégano fresco (plantado em hortinha e colhido na hora), uns 5 ramos de tomilho fresco e mais uns 6 de manjericão fresco. Coloquei mais um ou dois ramos de cebolinha picada e terminei adicionando umas 8 azeitonas verdes picadas (sem caroço).


Enquanto o macarrão cozinhava eu ascendi o fogo e comecei a dourar esta mistura, e quando estava no ponto (mais um “olhometro”) eu adicionei meio quilo de carne moída (patinho). Misturei bem, e obviamente a carne soltou uma boa quantidade de água. Deixei aquilo dar uma boa secada, e quando a carne estava toda assada e mais sequinha, despejei 2 latas de molho de tomate.


Senti que ia precisar de mais sal e coloquei umas 2 pitadas a mais. Misturei tudo muito bem e deixei em fogo médio (destampado) para dar uma secada também. Escorri o macarrão (penne) e depois de uns 3 minutos apaguei o fogo. Servi, e minha esposa suspirou novamente. Era a prova que eu precisava.


O engraçado é que churrasco (que historicamente é a única comida que os homens se prestam a fazer) eu não sei fazer... ainda!

0 comentários: