Pesquisar

24 de fevereiro de 2008

O MEDO DE TODAS AS COISAS


Sinceramente o assunto do post anterior me deixa tão apavorado que tive que escrever este aqui só para não vê-lo mais na minha frente. É estranho como o medo age sobre as pessoas e principalmente como ele age em mim mesmo.


Fiquei pesquisando e vendo vídeos e fotos sobre o mesmo o final de semana inteiro. Cheguei ao cúmulo de sentir medo de noite, ao apagar a luz... veja que absurdo! Eu, marmanjo casado, com 30 anos nas costas, profissional respeitado, rapaz criado a leite com pêra, a ovomaltino, a pão com mortadela... com medo do escuro e com medo de E.T.´s!


O mais absurdo é: se eu sei que tenho medo dessa desgraça, porque eu fico fuçando???


Me lembro que sempre tive estes medos infantis. Queria saber se sou o único. O fato de ter assistido E.T. no cinema com apenas 3 anos de idade fez do medo do escuro e de E.T.s algo que está nas “minhas fundações”. É algo ruim mas que não dá pra tirar, porque sustenta muita coisa e se eu tentar tirar, vai fazer tudo desabar.


Mas agora, falando sério: sentir este tipo de medo me faz perceber claramente o quão afastado de Deus eu tenho estado. O fato de voltar a estes medos, que classifico como primitivos, é sinal de que não tenho estado imerso na presença de Deus. Me lembro bem que, quando eu estava, não sentia medo de nada. A fé em Jesus não me dava coragem de fazer coisas idiotas, como ser alvo de tiros, ou andar no meio do trânsito, ou enfrentar bandidos.


A fé em Jesus me dava calma, paciência e segurança. Segurança de saber que não importava o que ocorresse comigo. Podia ser qualquer coisa, eu sabia que havia algum sentido para aquilo, um propósito e a promessa de Jesus de que nada me tiraria dEle, e de que tudo ocorre para o bem daqueles que nEle crêem e que a Ele amam.


O medo é um sentimento que muitos julgam necessário para a preservação de nossa espécie, pois nos permitiu sobreviver por meio da cautela que tal sentimento nos faz ter. Mas em muitas ocasiões, o medo é ruim, e sentí-lo nos faz muito mal em diversos aspectos. Viver com base no medo é levar uma meia vida. Jesus nos oferece uma vida por completo. Ou seja, uma vida sem medos irracionais como estes que eu sinto. Não é nenhum pecado sentir isso. Meu medo por aranhas (que é a maior fobia que tenho) é justificável pelo mal que este aracnídeo pode me causar no caso de uma aproximação; é um medo até que saudável, o qual Jesus até deve acha acertado, afinal me faz ficar longe de picadas. Mas medos irracionais, estes eu não gosto nem um pouco de sentir.

0 comentários: