Pesquisar

28 de fevereiro de 2007

AUTOCONTROLE

"Aquele que reina dentro de si próprio e governa suas paixões, desejos e medos, é mais do que um rei"
John Milton, poeta inglês.

Existe um meio de controlar a si mesmo, domando seus impulsos e sacrificando suas vontades?

Todo ser humano se ama. Mesmo aqueles que dizem que se odeiam, se amam. Porque a carne fala alto, e o instinto de bem-estar é maior do que tudo. Até mesmo o suicida se ama, pois não aguenta mais sofrer e quer se dar o "presente" de não mais sentir dor, medo, vergonha ou o que quer que seja. Não suporta sofrer.

A cada dia que passa me decepciono mais comigo mesmo e com minha conduta. De maneira particular, devo dizer. É uma bronca pessoal comigo mesmo.

Certa vez li um ditado que dizia que "Não existe espaço para Deus naquele que está repleto de si mesmo". Pode-se até mesmo pensar em outra forma de frase caso a pessoa não seja cristã: "Não existe espaço para a Virtude e o Amor naquele que está repleto de si mesmo".

O ego é muito sacana. Egoísmo é uma palavra que provém dele, e traduz muito bem sua natureza. As pessoas são, em maior ou menor grau, egoístas. E é por egoísmo que se faz o mal, porque na maior parte das vezes a pessoa não pensa em praticar o mal ao outro, mas sim o bem a si mesma. São coisas que muitas vezes então em conflito, pelo menos em nossa cabeça: o meu bem-estar e o bem-estar dos demais.

De que forma então conquistar o auto-controle? Como desligar seus impulsos egoístas? Se o egoísmo é estar cheio de si mesmo, a resposta parece ser simples: se esvaziando e se enchendo dos outros.

A Bíblia nos compara a vasos em muitos momentos. Vasos espirituais. Vasos repletos do Espírito Santo, ou repletos de demônios, ou repletos de nós mesmos ou ainda repletos de amor.

O Budismo Zen exercita a meditação que tem por objetivo esvaziar a mente. Alguns cristãos dizem que isso é perigoso pois abre oportunidades para possessões, mas eu sinceramente não acredito muito nisso. Imagino ser uma ferramenta mental e não espiritual. E se permitir que se esvazie de si mesmo, é válida. Porque não quero me encher de mim mesmo novamente, e nem de coisas ruins. Quero me encher de amor pelos outros e por Deus.

O caminho para o auto-controle é duro, difícil e penoso, pois passa pelo ódio a si mesmo. Não o ódio de querer se infligir mal ou prejuízo, de se flagelar e ferir. Mas sim o ódio de não mais atender aos seus prazeres e impulsos sem critério.

A luta entre seu ego e você é a maior luta que pode travar. Nenhuma batalha é tão épica e complexa quanto esta, e nenhum guerreiro pode vencê-la rapidamente. É uma guerra que perdura toda uma vida.

0 comentários: