Pesquisar

30 de maio de 2006

CARNE, SANGUE E PROBLEMAS

O pai do personagem de Leonardo DiCaprio em "Gangues de Nova Iorque" deu uma das mais precisas definições de ser humano que eu já ouvi até hoje: o ser humano é uma criatura feita de carne, sangue e problemas.

Problemas fazem parte da vida de todo ser humano que já pisou ou que ainda há de pisar sobre a face desse planeta maravilhoso chamado de Terra. Um ser humano sem problemas não é um ser humano completo. A ausência deles, assim como o seu excesso, causa depressão e suicídio. Portanto podemos considerar que os problemas são necessários à vida de uma forma geral tanto quanto o oxigênio é fundamental para a maior parte dos seres vivos em nosso planeta.

De predadores à presas, se seres humanos à organismos unicelulares. Cada um tem seus problemas para resolver, e assim, cumprir sua função. Por que tudo tem uma função, afinal.

Para alguns como eu, problemas derrubam, já para outros, problemas são trampolins. Para algumas pessoas que são derrubadas, levantar é mais fácil, já para outras, é muito difícil, e entram em depressão profunda.

De uma forma ou de outra, cada vez mais eu me compadeço com qualquer um que passe por problemas, por que independente da sua postura positiva ou negativa diante da situação, um problema é sempre um problema, e nenhum problema é "moleza" de se superar, por que se não, não seria chamado de problema, certo?!

O que procuro observar como regra para lidar com meus problemas é dimensioná-los como o que são de fato. Nem mais, nem menos. Após isso, se for o caso, deixar o meu humor ficar como ele deve ficar, naturalmente, dependendo do problema.

Já enfrentei problemões de cabeça erguida e problemas pequenos me derrubaram para uma fase depressiva. Isso depende muito do meu estado de espírito no momento, e de uma série de fatores tão sutis quanto os níveis de determinados componentes químicos em meu organismo. Cada problema me atinge de maneira diferente por que eu mudo com o passar do tempo, por isso não há como me comportar sempre da mesma forma. Posso ter um padrão de comportamento, mas com pequenas curvas.

Mas, mais do que isso, o que de fato ajuda é saber que, de todos os problemas que eu tive, e arrisco dizer, de todos os problemas que alguém nesse mundo possa enfrentar, todos são temporários. Fora d´água todo peixe de debate lutando pela sua vida, e da mesma forma todo mundo se meche para resolver seus problemas.

Sei que existem algumas situações que a pessoa não tem como resolver por si mesma, como guerras e fome. Mas se a pessoa não tem como resolver, Deus tem. Então o maior problema que o ser humano deveria ter seria se relacionar com Deus. "Busque primeiro o reino de Deus, e todas as outras coisas lhe serão dadas".

Busque primeiro se entender com Deus, porque do resto, se você não segurar o rojão, Ele segura pra você.

0 comentários: