Pesquisar

6 de maio de 2005

INTERPRETANDO KING-KONG


Eu nunca gostei da história do King Kong. A achava muito chata e descabida, e sinceramente não estava com a mínima vontade de ver esta nova versão que aquele "hobbit safado" do Peter Jackson fez. Mesmo eu sabendo que tecnicamente o filme não ficaria abaixo de uma classificação similar à perfeita.

A questão é que eu nunca havia entendido o verdadeiro significado da história do King Kong. Eu não entendia que King Kong não é para ser apreciado... mas sim interpretado. É uma história inteligente e poética que eu, por falta de sensibilidade e até mesmo inteligência, não entendia. Era como alguém que, ao ver um quadro, olhava só o desenho, e não a poesia e o complexo significado das linhas, cores e movimentos.

Mais do que entender, eu agora me identifico totalmente com King Kong. Não vi o novo filme ainda (nem tem como, não estreou aqui ainda), mas eu parei para refletir sobre a história e agora entendi o que ela de fato deseja transmitir.

Agora tenho certeza de que vou assistir essa nova versão e que ela provavelmente vai me agradar mais do que NARNIA. Não que NARNIA seja ruim, mas é que eu já li os livros e sei que adaptações pra ao cinema são complicadas e nunca agradam 100%.

Já King Kong não... é um ícone 100% cinematográfico que agora eu entendo que realmente merecia uma adaptação melhor do que aquela pífia feita nos anos 80.

Eu mesmo me estranho ao afirmar que me identifico demais com um gorila gigante de mais de 10 metros de altura. Mas se você não se lembra da história, assista ao filme tentando ver mais do que as cenas de computação gráfica e os efeitos especiais. Veja o filme enxergando através da interpretação dos atores e da complexidade dos cenários.

Olhe para o coração da história e você vai entender o que eu quero dizer quando digo que sou mais parecido com King Kong do que eu jamais supus. Por que King Kong não é um filme. King Kong é uma metáfora sobre a própria alma humana, e nisso reside toda a beleza que vejo agora nessa história.

0 comentários: