Pesquisar

9 de março de 2005

COMICS vs MANGÁ - A BATTLE IN MY MIND


Batman Begins estréia em alguns meses, e tem sido um dos filmes de quadrinhos mais aguardados dos últimos anos por que será o primeiro filme do Batman feito de forma respeitosa (todos os anteriores contaminaram o personagem com afetações dos diretores).

Inspirado no arco de histórias de BATMAN - ANO UM, vai mostrar como Bruce se transformou no Cavaleiro das Trevas, suas motivações, seu treinamento e seu primeiro ano como Batman, quando ele ainda tinha uma série de inseguranças e não sabia muito bem como proceder diante de algumas situações. O filme deve ser bem melhor do que BATMAN RETURNS, na minha opinião o melhor filme do morcego já feito até hoje (o segundo feito por Tim Burton, com o Pinguim e a Mulher Gato como vilões).

Batman sempre foi um dos meus heróis favoritos. Foi o primeiro com o qual tive contato de fato, por meio da mini-série BATMAN: O MESSIAS (o segundo herói com quem tive contato foi com Wolverine na mini-série WOLVERINE & DESTRUTOR: FUSÃO). Mesmo que meu herói predileto ainda seja O LANTERNA VERDE, Batman, Super Homem e Homem Aranha sempre estarão no meu hall de preferidos. Aliás, o novo filme do Super Homem também já é bem aguardado, estando ele prestes a entrar em produção. Acho que nem mesmo Homem Aranha 3 vai ser tão esperado... não que Homem Aranha não seja um bom filme, pelo contrário! Semana passada mesmo eu comprei o DVD do segundo filme!

Nos últimos anos eu me distanciei demais dos comics de heróis, e me afundei totalmente no mangá. Tenho saudades da época em que eu ia até as bancas comprar GEN¹³ e Wild C.A.T.S., ou em que eu saia atrás de edições raras do Batman para completar a coleção do meu irmão mais velho (que hoje ocupa 4 enormes caixas de papelão no porão de casa e que constitui-se de um verdadeiro tesouro). Bons tempos em que se ia até a banca e achava materiais como CAMELOT 3000 e mini-séries como BATMAN:VENENO ou HOMEM ARANHA: A ULTIMA CAÇADA DE KRAVEN. Bons tempos em que se via os X-MEN em arcos como aqueles dos SHIAR ou em histórias como aquela vista na primeira GRAPHIC NOVEL da Marvel no Brasil, dos X-MEN.

Comics tem apresentado preços mais razoáveis do que mangás. Estou cansado da exploração que as editoras brasileiras tem cometido no país quanto aos quadrinhos japoneses e tenho pensado sériamente em retomar meu hábito de ler quadrinhos americanos e abandonar os mangás, que sinceramente, já tem me enjoado. Não quero, aliás, me ver preso por um estilo. Gosto é de boas histórias em quadrinhos, e sou capaz de ler bons mangás como Lobo Solitário ao mesmo tempo em que leio bons comics.

0 comentários: