Pesquisar

28 de fevereiro de 2005

MAIS NÁRNIA

O livro chegou! E que maravilhoso ele é! Enorme! Pesa mais de 2Kg! Impresso na Itália! Papel de alta qualidade! Capa dura! Foi uma ótima aquisição, sem sombra de dúvida! E a história... ah a a história! Devo confessar que me empolguei um pouco. Dos 7 livros que existem nesta compilação, já li um neste final de semana. Mas não é culpa minha... a culpa é do autor, que escreveu uma história apaixonante.

Eu sabia que as histórias de Crônicas de Nárnia eram recheadas de simbolismo cristão, com Aslam, o leão criador da terra de Nárnia, representando Jesus e a Rainha Branca representando Lúcifer. Mas fiquei positivamente impressionado com a forma com que C.S. Lewis fez isso em sua história. É de uma beleza ímpar. E mesmo que o leitor não seja cristão, mesmo que o leitor nunca tenha ouvido falar de Jesus, os preceitos básicos do cristianismo estão ali. O bem real e o que apenas aparenta ser o bem mas na verdade é o mal disfarçado. Não dá para explicar, é preciso ler. E tenho certeza que mesmo aqueles que não são cristãos se apaixonam pela história, que é encantadora. Já os cristãos conseguirão detectar claramente a apologia poética e mais do que adequada que o autor faz com a vida cristã. Me impressionei muito. O livro excede a todas as minhas espectativas.

Resta saber agora se o filme da Disney, que estréia neste natal, estará a altura desta obra. Li o Senhor dos Anéis e posso dizer, ao menos da minha parte, que os filmes da trilogia foram felizes na adaptação. Se este filme de Nárnia mantiver o mesmo nível, aguardem... vocês vão ouvir falar muito de 4 irmãos entrando em um guarda-roupas mágico que os leva a uma terra gelada governada por uma rainha má, mas que será derrotada por um enorme leão chamado Aslam... que nada mais é do que uma apologia ao próprio Leão da Tribo de Judá... Jesus.

0 comentários: