Pesquisar

15 de abril de 2004

LEITURAS

Atualmente não tenho lido muitos livros ou jornais (só sites de notícias), e este mês tão pouco lerei mangás, já que meu dinheiro acabou antes que aqueles que eu compro saíssem nas bancas. Mas estou lendo os livros de Deuteronômio, Ezequiel e Lucas (dos 4 evangelhos, é o único que eu não li ainda). Devo revelar que desde que tomei verdadeiro gosto pela leitura da palavra de Deus eu tenho mais afinidade, como a grande maioria, com o Novo Testamento. Porém, desde que li Daniel e Números as coisas mudaram e tenho visto o Antigo Testamento como ensinamentos muito importantes e empolgantes sobre o poder supremo de Deus, sobre as profecias a serem cumpridas pelo messias (as quais Jesus cumpriu todas) e sobre a história do povo judeu.

Agora que estou lendo Deuteronômio (é o ultimo livro do Pentateuco que me falta ler) é que a coisa está pegando fogo, com os relatos da posse da Terra Santa (Canaã, atualmente conhecida como Israel) pelo povo de Deus (o que explica os motivos dos conflitos vistos até os dias atuais entre israelenses e palestinos). Guerras e invasões não são bem vistas pela humanidade hoje, mas poucos se lembram que Deus já ordenou matanças e guerras antes, e que inclusive já matou deliberadamente muitos do seu povo, quando estes pecaram contra Ele. Muita gente se pergunta no por que Deus não faz mais isso nos últimos 2 milênios, e a resposta vem no nome de Jesus Cristo. Após a vinda Dele, este tipo de ação se fez desnecessária, pois a morte derradeira foi a de Cristo, que já morreu por todos nós.

O outro livro que estou lendo trata-se do livro de Ezequiel (livro que teve um de seus trechos citado pelo personagem de Samuel L. Jackson em Pulp Piction - Tempo de Violência). Ezequiel foi mandado por Deus como profeta para falar ao povo judeu, que segundo as palavras da Bíblia, era de coração duro e não atentaria para suas palavras, que eram dadas diretamente por Deus para que ele as proclamasse ao povo (ou seja, era um povinho que na época não estava ligando para Deus, estava desviado de seus caminhos e não queria nem saber). Mas Deus o mandou mesmo assim, para que os que quisessem ouvir, ouvissem e se convertessem, e os que não quisessem, não escutassem e continuassem no pecado, e conseqüentemente, condenados à morte.

Já o evangelho de Lucas conta a história do ministério de Jesus, seus ensinamentos, seu amor, seu sacrifício, sua morte e sua ressurreição. É, portanto, um dos trechos mais marcantes e importantes para os cristãos dentre toda a escritura.

Desta forma, meu projeto de terminar de ler a Bíblia inteira de uma forma mais analítica e estudada vai se concluindo aos poucos. A mais de um ano comecei este, assim digamos, projeto, e creio que esteja chegando na metade, lendo um pouco hoje, um pouco amanhã... lembro-me assim de um post que coloquei tempos atrás sobre o filme "O Ultimo Samurai" em que disse que como o personagem de Tom Cruise, Deus quer de nós perseverança, não só nas coisas carnais, mas principalmente que perseveremos Nele.

0 comentários: