Pesquisar

28 de janeiro de 2003

PECADOS E COMPORTAMENTO

Me sinto frustrado porque, mesmo amando a Jesus, continuo pecando. Todo dia tem algo que eu faça de errado, todo dia tenho que pedir perdão por algo, quando não é pela mesma coisa de ontem e anteontem. Aliás, ai está um dos motivos para que muita gente ataque a crença em Jesus, dizendo que isto para nada serve, a não ser criar um complexo de culpa sobre as coisas que fazemos e que desrespeitam a palavra viva contida na Bíblia, que eles acreditam não passar de escrituras idealizadas por homens e para finalidades perversas. Quão enganados estas pessoas estão!

Realmente nós que cremos em Jesus nos sentimos muito culpados quando fazemos algo que desagrada a Deus. Se eu fizesse algo errado e não me importasse isso seria mais saudável ou correto? Para mim seria mais cômodo, mas e para Deus? Tais pessoas arrumam desculpas para fazer aquilo que querem, que é cuidar de suas vidas de forma egoísta, dando as costas para um Deus que deseja seu amor acima de tudo! E como amar a Deus sem querer e ansiar do fundo de seu coração seguir aquilo que ele deseja para você? Se você ama a Deus, você se preocupa em saber o que ele quer para a sua vida? Se não, você deveria começar a procurar tal vontade, orando, lendo e estudando sua palavra. Creia, ele nos deixou sua palavra, a Bíblia, com esta finalidade. Ele idealizou as escrituras! Como vi em um estudo bíblico estes dias na Escola Bíblica Dominical de minha igreja, no Séc. XX a bíblia foi questionada e posta a prova por autoridades humanistas de todo o mundo, pelos ditos "modernistas", seguidores da filosofia pós-moderna. Se a Bíblia é falsa, com certeza ela já teria sido descartada de nossa civilização, definitivamente comprovada como um embuste de proporções épicas. O cristianismo foi perseguido mais do que qualquer outra "religião" do mundo, e até hoje os crentes não são vistos com bons olhos pela sociedade. Por que vamos contra o que a sociedade quer, que é que abandonemos nosso amor e dedicação à Cristo e a seu evangelho. Se a Bíblia é falsa ou se foi manipulada pelos homens no decorrer dos tempos, tais homens teriam uma mente divina, tamanha a coerência que as escrituras apresentam. Veja, é impossível que os homens tenham alterado ou escrito a Bíblia por si mesmos, pois todo o seu conteúdo é extremamente coerente, sem nenhuma brecha ou contradição! Como isso seria possível, tendo a Bíblia vários autores diferentes espalhados por vários séculos? Somente Deus poderia proporcionar isso, e foi o que ele fez, também cuidando para que suas escrituras não fossem manipuladas. Um dos últimos versículos da Bíblia, no livro de Apocalipse, atenta para uma maldição a aquelas pessoas que alterassem ou mudassem a mensagem daquela profecia, mas creio em meu coração que isso não se aplica somente ao livro de Apocalipse, mas a toda a Bíblia:
"Apocalipse22:19 : e se alguém tirar qualquer coisa das palavras do livro desta profecia, Deus lhe tirará a sua parte da árvore da vida, e da cidade santa, que estão descritas neste livro."


Voltando ao assunto inicial, meu pastor me explicou certa vez que ser crente em Jesus não acarreta deixar de pecar. Afinal todos (crentes e não crentes em Jesus) somos pecadores perante Deus e carecemos de seu perdão e de sua salvação, que nos vem somente pela graça e misericórdia mediante nossa aceitação de Jesus Cristo como nosso salvador. Ser crente é, acima de tudo, reconhecer que pecamos, e ter a humildade de ir diante de Deus em oração e confessar tal pecado, pedindo perdão por ferir a aquele que nos criou e que nos ama.

Não entenda, com isso, que se você aceitar a Jesus você estará livre para pecar o quanto quiser, podendo pedir perdão por isso e assim arrumar um sistema para ser salvo sem nenhum esforço. Primeiro por que se você crê em Jesus, você desejará parar de pecar. E quando cometer um pecado, se entristecerá, a tal ponto de sentir-se pesado, doente e fraco. O verdadeiro crente, ao pecar, se sentirá como o rei Davi, que retrata no versículo 3 do Salmo 38 seu sentimento estando em pecado: "Não há coisa sã na minha carne, por causa da tua cólera; nem há saúde nos meus ossos, por causa do meu pecado."

No mesmo Salmo 38, versículo 18, Davi ainda completa: "Confesso a minha iniqüidade; entristeço-me por causa do meu pecado."

Em um ato de humildade Davi se entristece por ter pecado contra Deus e confessa seus pecados a Ele. Davi foi um dos maiores, se não o maior Rei de Israel. Um homem que foi um guerreiro ferrenho, que cometeu inúmeros pecados, mas que amava a Deus e que o obedeceu da melhor maneira que pode, sendo crente em Deus, que o havia escolhido dentre todos os filhos de Israel para ser Rei pois ele tinha um coração segundo sua vontade: "agora, porém, não subsistirá o teu reino; já tem o Senhor buscado para si um homem segundo o seu coração, e já o tem destinado para ser príncipe sobre o seu povo, porquanto não guardaste o que o Senhor te ordenou. " I Samuel 13:14

"E tendo deposto a este, levantou-lhes como rei a Davi, ao qual também, dando testemunho, disse: Achei a Davi, filho de Jessé, homem segundo o meu coração, que fará toda a minha vontade." Atos 13:22


Sempre que me entristeço por meus pecados tento me lembrar de Davi e de sua história, e oro para que, assim como ele, eu seja um homem segundo o coração de Deus, mesmo com os pecados que eu venha a cometer. Oro a Deus para que me perdoe e que me dê forças para não mais cometer tal pecado. E espero também que o incômodo que Deus coloca em meu coração possa mover meu querer, a ponto de que eu abandone meus maus caminhos para que eu possa desfrutar da "boa, agradável e perfeita vontade de Deus.", e espero que você também possa desfrutar disto em sua vida. A seguir fique com o capítulo 12 da carta aos Romanos, do apóstolo Paulo. Que Deus se faça presente em sua vida durante todos os teus dias nesta Terra.

Caso tenha dúvidas quanto a alguma passagem bíblica aqui citada, se ela se enquadra ou não no significado que a inseri, por favor, leia o capítulo todo aonde ele se encontra, ou se possível, todo o livro no qual o versículo se encontra, para que possa compreender o significado daquela passagem conforme Deus inspirou seu autor.


ROMANOS [12]
1 Rogo-vos pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos como um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.
2 E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.
3 Porque pela graça que me foi dada, digo a cada um dentre vós que não tenha de si mesmo mais alto conceito do que convém; mas que pense de si sobriamente, conforme a medida da fé que Deus, repartiu a cada um.
4 Pois assim como em um corpo temos muitos membros, e nem todos os membros têm a mesma função,
5 assim nós, embora muitos, somos um só corpo em Cristo, e individualmente uns dos outros.
6 De modo que, tendo diferentes dons segundo a graça que nos foi dada, se é profecia, seja ela segundo a medida da fé;
7 se é ministério, seja em ministrar; se é ensinar, haja dedicação ao ensino;
8 ou que exorta, use esse dom em exortar; o que reparte, faça-o com liberalidade; o que preside, com zelo; o que usa de misericórdia, com alegria.
9 O amor seja não fingido. Aborrecei o mal e apegai-vos ao bem.
10 Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros;
11 não sejais vagarosos no cuidado; sede fervorosos no espírito, servindo ao Senhor;
12 alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração;
13 acudi aos santos nas suas necessidades, exercei a hospitalidade;
14 abençoai aos que vos perseguem; abençoai, e não amaldiçoeis;
15 alegrai-vos com os que se alegram; chorai com os que choram;
16 sede unânimes entre vós; não ambicioneis coisas altivas mas acomodai-vos às humildes; não sejais sábios aos vossos olhos;
17 a ninguém torneis mal por mal; procurai as coisas dignas, perante todos os homens.
18 Se for possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens.
19 Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira de Deus, porque está escrito: Minha é a vingança, eu retribuirei, diz o Senhor.
20 Antes, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto amontoarás brasas de fogo sobre a sua cabeça.
21 Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem.

0 comentários: