Pesquisar

27 de novembro de 2003

EM DEFESA DOS SEUS IDEAIS

Como disse anteriormente, eu me sinto despreparado para servir à Deus na área de evangelismo, mesmo gostando muito dela (mas não tendo muito bem definido ainda se há de fato um chamado para isso). Um exemplo da minha sensação de despreparo foi uma conversa que tive nesta tarde. Não importa com quem nem a circunstância. Importa que pude perceber que pessoas que já tem uma idéia pré definida de Deus não querem abrir mão de suas crenças. Acho que eu e você nos enquadramos nisto, não?

Quem não defende seu ponto de vista sobre as mais diversas coisas, inclusive sobre Deus, sobre o sobrenatural e sobre o sentido da vida? Todos tem suas teorias, tem suas suposições. Na conversa que tive hoje, meu interlocutor afirmou que não acha pecado por exemplo sair com garotas solteiras e desimpedidas e fazer sexo com elas se elas assim concordarem (o que é muito normal para a sociedade atual).

Afirmei que ele tinha o direito de acreditar nisso, mas que a palavra de Deus dizia o contrário, e foi então que a conversa teve de fato início, pois ele defendia sua opinião de que a Bíblia não é a palavra de Deus pura, e sim que ela sofreu mudanças no decorrer da história, e que pecado de verdade seriam somente coisas hediondas, como estuprar, roubar, matar, e que se a gente pensar no bem dos outros, nada nos condena. Ele defendeu sua opinião como um lobo defende a sua comida, e eu creio que não consegui contra-argumentar de uma forma convincente para ele, que acredita ser aceito diante de Deus desta forma. É a fé dele como católico declarado.

Tenho percebido que muitas pessoas até acreditam em Deus, e algumas menos até acreditam em Jesus, mas muitos não acreditam na Bíblia. A maior dificuldade que existe para um ser humano, tenho percebido, não é reconhecer a existência de Deus ou a de Jesus, mas sim acreditar que a Bíblia é a verdadeira palavra que Deus nos legou, e que ela permanece a mesma, sem alterações humanas, conforme Ele mesmo prometeu tantas vezes. Ela a manteve intacta justamente para a nossa instrução acerca de sua vontade para nossas vidas. Creio que é possível as pessoas crerem em deus mas não na Bíblia por que não é a Bíblia em si, mas sim o Espírito Santo de Deus que convence as pessoas sobre Cristo e sobre nosso Pai. Pelo menos vejo por este prisma.

Desta forma como as pessoas poderão conhecer e se relacionar verdadeiramente com Deus? Como poderão aceitar à Jesus se não crêem nas palavras que na Bíblia estão escritas acerca dele, o único documento que existe de sua passagem pela Terra? Como estas pessoas serão corretas diante de Deus se preferem acreditar em suas suposições do que é certo e do que é errado (que são, em geral, diferentes dos conceitos perfeitos de Deus e portanto erradas)?

Me deparo com perguntas difíceis. Já me perguntaram, por exemplo, sobre o que acontece com um índio que nunca teve contato com Jesus e morre, ou como provar que a Bíblia nunca foi adulterada, ou ainda me deparo com afirmações de que somos produto daquilo que recebemos como educação desde criança (o que em parte é verdade, mas não totalmente), entre outras coisas mais. Sinto que, diante da minha falta de preparo, onde em situações como esta eu posso vir a titubear e dar respostas incompletas, eu possa estar envergonhando o nome de Deus. Afinal, meus interlocutores podem pensar ¿Olhaí, está vendo?! Ele não sabe responder, ou não respondeu de uma forma coerente, eu estou certo e ele está errado, estes crentes são todos fajutos!¿ sendo que na verdade eu apenas não sei a resposta por falta de preparo, ou por falta de conhecimento, ou por que não consegui formular minhas idéias da forma como gostaria (por isso prefiro escrever do que falar). Mas a verdade de Deus (e este fato não muda) está na sua Palavra, está na Bíblia. A verdade é verdade mesmo que você não reconheça isso. Não é relativa, não é cabível de suposição. É fato.

O pior de tudo é que não sei como contra-argumentar sem deixar que meu interlocutor fique achando que nós crentes nos achamos donos da verdade, que só nós nos achamos certos e que o resto das pessoas está errada e vai parar no inferno. Isto não é verdade, não somos donos de nenhuma verdade... que complicado!!! Como explicar o sentimento de incapacidade que eu sinto de explicar as coisas de Deus??? Não sei mais como...

Sei que nem todos recebem a palavra de Deus. Sei que nem todos conseguem ver a verdade da Jesus, e acima de tudo isso, nem todos conseguirão aceitar a Bíblia como palavra viva de Deus, por tantos motivos que não caberiam aqui. Mas não posso deixar de ficar triste e preocupado, pois afinal não seria culpa minha este despreparo? Vejo pessoas dotadas por Deus com respostas na ponta da língua sobre assuntos até muito mais complicados do que estes que citei aqui (como o Pr. Silas Malafaia) e me pergunto se estou agindo certo para a obra de Deus.

Sinto-me confuso agora mesmo. Não tenho minha fé abalada de forma alguma, mas vejo que tenho passado por muitas situações em que as pessoas me colocam suas opiniões, achando que eu sou tolo e ingênuo em acreditar, pela fé que tenho em Deus, na Bíblia como sua palavra e como algo a ser estudado e seguido para o nosso bem e pala a alegria de Deus (e nossa por tabela). Na verdade, tenho sentido que as pessoas me olham com desdém, até mesmo com uma pontinha de desprezo por acreditar na palavra de Deus, que eles acham não ser palavra de Deus coisa nenhuma. Daí para falarem sobre questões como o dízimo é um pulo (sempre tocam neste assunto comigo, e nunca aceitam plenamente o que lhes digo). Ou seja, estou sofrendo um certo preconceito por ser crente, como muitos irmãos e irmãs devem sofrer. Estava demorando para isso acontecer...

Ninguém disse que seria fácil falar de Jesus, mas mais difícil que isso está sendo fazer as pessoas entenderem o que a Bíblia é. Ah, Deus... o que fazer então? Como defender o teu reino e a tua verdade? Como lhe ser útil? Dá-me conhecimento, prontidão, testemunho e sabedoria para lhe mostrar aos outros, para que mais pessoas te compreendam na sua simplicidade e não na complexidade que os homens criaram.

0 comentários: