Pesquisar

17 de outubro de 2003

ORAÇÃO E CÂNTICOS

Algumas pessoas tem orado por mim (graças à Deus por isso, obrigado de coração a quem o faz). Sei disso não por que me contaram, mas por que acabo de me dar conta de tal fato devido a uma série de acontecimentos que vem me ocorrendo, que só podem ser explicadas pela graça de Deus e pela interseção em oração de irmãos e irmãs que se preocupam comigo. Tenho estado com um ânimo diferente (será que é a semana do saco cheio, onde eu não fui na faculdade?). Tenho me sentido feliz mesmo diante das dificuldades. Tenho conseguido honrar a Deus com meu humor. Isto é bom!!! A oração é uma das maiores dádivas que Deus nos concedeu. A oportunidade de falar com Deus por meio de Jesus, que é a ponte entre o homem pecador e Ele é algo fabuloso! A oração tem um poder incrível! Deus ouve nossas orações sinceras e atende a tudo o que pedirmos em nome de Jesus. Como é bom saber disso! O poder da oração é tremendo, e já vi coisas fabulosas acontecerem por meio de orações. Vidas serem salvas, pessoas serem curadas, cativos serem libertos de vícios e pecados...

Eu venho conseguido praticar o ato de descansar no Senhor como a muito tempo eu vinha tentando e não conseguia. Como isso é bom!!! Como trás uma paz e uma alegria tão grandes à nossa alma! Os preocupações são minimizadas e com isso eu fico mais alegre e tranqüilo (mas não confunda isso com descaso, é apenas entregar a situação para Deus e fazer a minha parte tranqüilamente). "Meus problemas não são maiores do que o meu Deus. E eu não vou desistir de caminhar. Se diante de mim não se abrir o mar, Deus vai me fazer andar por sobre as águas" (trecho do cântico Rompendo em Fé). Deus não é muleta ou remédio. Este conforto é apenas uma parte das bênçãos que Deus derrama sobre aqueles que decidem entregar suas vidas a Ele e que buscam compreendê-lo. A maior de todas as bênçãos é a salvação que ele dá a todo aquele que crê em seu filho Jesus, nos dando assim a vida eterna em um lugar onde não haverá mal, nem dor, nem lágrimas, nem guerras, nem fome, nem doenças. Não haverá nada de ruim neste lugar, pois habitaremos com Deus e Jesus.

Por falar em cânticos, tenho pensado muito em vários cânticos e hinos que exaltam Deus e Jesus. Eles vem se revelando em meu coração como lembretes da bondade, amor, cuidado, carinho, poder, salvação e onipotência de Deus. Quando estou em algum aperto ou dificuldade, logo me vem um cântico à mente. Deus me lembra, por meio de uma destas músicas, que Ele está comigo. O criador de todo o Universo está ao meu lado, e portanto não existe razão para me sentir com medo ou ansioso! "Agindo eu quem impedirá?" diz o Senhor dos Exércitos.

Nas últimas semanas um cântico não tem saído do meu coração:

"Os que confiam no Senhor são como os montes de Sião, que não se abala, mas permanece para sempre. Como em volta de Jerusalém estão os montes, assim o Senhor está em volta do seu povo. Autoridade e poder, o domínio em suas mãos. Pois o Senhor é Deus! O Senhor é o rei dos povos! Calem-se diante Dele a Terra. Dobrem os joelhos e ergam as mãos!!! Pois o Senhor é Deus, o Senhor é o rei dos povos! Não dá... sem Jesus não dá. Não dá, sem Jesus não dá. Não não não não dá, sem Jesus não dá. Não dá, sem Jesus não dá para viver...".

Não me lembro do nome e nem se a letra é exatamente essa (se não for é praticamente esta ai). O início dela diz tudo. Aqueles que crêem em Jesus são firmes e inabaláveis, e permanecem para sempre com Deus. Podemos ficar tristes e preocupados, ou ansiosos com as coisas deste mundo, mas nada pode nos abalar verdadeiramente, sejam problemas financeiros, seja ver pessoa queridas com o coração endurecido para Jesus e seu evangelho, seja toda sorte de ataques e artimanhas de Satanás, seja com as dificuldades deste mundo... pois nossa segurança, nossa base, é Jeová, o Senhor dos Exércitos, o Deus vivo, aquele que tudo criou. Estamos apoiados em Deus, na rocha da salvação que é Jesus. E isto é eterno e perdura para sempre.

Isto é o suficiente para que eu esteja em paz comigo mesmo, o que me surpreende muito! Sem perspectiva de emprego, sem possibilidades futuras de ter uma vida de acordo com o que se espera de um homem decente (casar, ter um emprego, etc), eu estou muito tranqüilo. Sinto-me como naquela famosa passagem do livro de Daniel (meu xará) onde os amigos de Daniel (Hananias, Misael e Azarias, ou Sadraque, Mesaque e Abednego) indo para a fornalha a mando do rei babilônico Nabucodonosor, já que recusaram-se em adorar a estátua do Rei. Eles disseram em Daniel 3:17-29:

"Eis que o nosso Deus a quem nós servimos pode nos livrar da fornalha de fogo ardente; e ele nos livrará da tua mão, ó rei. Mas se não, fica sabendo, ó rei, que não serviremos a teus deuses nem adoraremos a estátua de ouro que levantaste. Então Nabucodonozor se encheu de raiva, e se lhe mudou o aspecto do semblante contra Sadraque, Mesaque e Abednego; e deu ordem para que a fornalha se aquecesse sete vezes mais do que se costumava aquecer; e ordenou a uns homens valentes do seu exército, que atassem a Sadraque, Mesaque e Abednego, e os lançassem na fornalha de fogo ardente. Então estes homens foram atados, vestidos de seus mantos, suas túnicas, seus turbantes e demais roupas, e foram lançados na fornalha de fogo ardente. Ora, tão urgente era a ordem do rei e a fornalha estava tão quente, que a chama do fogo matou os homens que carregaram a Sadraque, Mesaque e Abednego. E estes três, Sadraque, Mesaque e Abednego, caíram atados dentro da fornalha de fogo ardente. Então o rei Nabucodonozor se espantou, e se levantou depressa; falou, e disse aos seus conselheiros: Não lançamos nós dentro do fogo três homens atados? Responderam ao rei: É verdade, ó rei. Disse ele: Eu, porém, vejo quatro homens soltos, que andam passeando dentro do fogo, e nenhum dano sofrem; e o aspecto do quarto é semelhante a um filho dos deuses. Então chegando-se Nabucodonozor à porta da fornalha de fogo ardente, falou, dizendo: Sadraque, Mesaque e Abednego, servos do Deus Altíssimo, saí e vinde! Logo Sadraque, Mesaque e Abednego saíram do meio do fogo. E os sátrapas, os prefeitos, os governadores, e os conselheiros do rei, estando reunidos, viram que o fogo não tinha tido poder algum sobre os corpos destes homens, nem foram chamuscados os cabelos da sua cabeça, nem sofreram mudança os seus mantos, nem sobre eles tinha passado o cheiro de fogo. Falou Nabucodonozor, e disse: Bendito seja o Deus de Sadraque, Mesaque e Abednego, o qual enviou o seu anjo e livrou os seus servos, que confiaram nele e frustraram a ordem do rei, escolhendo antes entregar os seus corpos, do que servir ou adorar a deus algum, senão o seu Deus. Por mim, pois, é feito um decreto, que todo o povo, nação e língua que proferir blasfêmia contra o Deus de Sadraque, Mesaque e Abednego, seja despedaçado, e as suas casas sejam feitas um monturo; porquanto não há outro deus que possa livrar desta maneira.".

Como disse o Pr. Silas Malafaia certa vez (e ele é muito bom, se você nunca viu ou ouviu te recomendo que conheça), Deus pode não nos livrar DO problema, mas ele nos livra NO problema. Temos que passar por dificuldades nesta vida para aprendermos o que eu venho aprendendo: a depender cada dia mais e mais do Senhor, e reconhecer isto mais e mais. Como disse Jesus em João 16:33, "Tenho-vos dito estas coisas, para que em mim tenhais paz. No mundo tereis tribulações; mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.".

Termino querendo dizer à minha noiva que a amo muito. Me desculpe por não compreender seus sentimentos quanto ao assunto de querer muito ter um irmão. Ainda estou tentando entender por que é tão complicado para mim aceitar isso numa boa, mas não encontrei a razão deste sentimento de incômodo que sinto quando você toca no assunto. Me perdoe, quero entender e te ajudar a resolver este assunto.

0 comentários: