Pesquisar

23 de setembro de 2003

ATEÍSMO TAMBÉM É CRENÇA

Antes de mais nada: Leandro, obrigado por ter me passado aquele site sobre ateus. Não sabia que existia isso, e agora que sei e li uma boa parte, não consigo deixar de falar a respeito.

Quanto a este site, trata-se de uma página que contém forte apologia ao ateísmo, com testemunhas de ex-crentes (dentre adeptos de outras religiões) fervorosos que se tornaram ateus, e que tentam a todo custo avisar crentes que estão sendo enganados por pastores cruéis e líderes de igrejas que só querem uma coisa: o seu dinheiro, o seu mal, o seu controle.

Neste site existem dezenas de depoimentos, alguns até mesmo chocantes... mas só a princípio, por que estas pessoas se entregam ao dizer que todas passaram por grandes decepções. Revelo que fico muito triste com o que li ali. Novamente vejo ataques a nós crentes, dizendo que somos ingênuos o suficiente para sermos levados por uma lavagem cerebral meticulosa, ou que somos intelectualmente inferiores. Somos burros por entregar nosso dinheiro a tais pessoas que se aproveitam de nossa generosidade e vontade de sermos bons à Deus de alguma forma. Somos orgulhosos em afirmar que somente o nosso Deus é verdadeiro, que somente Jesus Cristo salva, e por ai vai...

Sinceramente eu não sei bem o que eu diria para um destes ateus. Todos os que participaram deste site são daquela categoria de pessoa que costumo dizer "tem o coração endurecido". Estas pessoas já se decidiram a não crer, e mesmo que uma língua de fogo caia dos céus bem na sua frente e do meio das chamas um anjo apareça proclamando que Deus é nosso senhor e que Jesus Cristo é o messias, eles não vão acreditar. Engraçado, justamente eles que se dizem livres de fato, são escravos de suas próprias crenças... sim, crenças! Pois crêem em teorias científicas que muitas vezes (a Teoria da Evolução é a mais notória) NÃO TEM NENHUMA PROVA COMPROVADA PELO METODO DE INFERÊNCIA CIENTÍFICA REAL. Ou seja, crêem cegamente naquilo que o homem diz.

O que pude perceber em muitos casos, para a infelicidade geral (minha, deles e de Deus) é que tais pessoas deixaram de crer por decepções, falta de compreensão, falta de orientação e algumas vezes por falta de fé, o que se comprova neste momento em que afirmam serem ateus. Me pergunto se chegaram a crer verdadeiramente algum dia em alguma coisa. Acho que estas pessoas sempre foram ateus disfarçados de crentes. As igrejas estão cheias de ateus que dizem crer em Deus, ou em outro Deus qualquer. Mas não crêem em nada.

Se esta pessoa fraquejou diante de decepções terríveis, sua fé era pouca, ou nula. Isso parte da própria pessoa e da igreja em que ela congrega. É preciso cultivar a fé para que, quando nos deparemos com coisas horríveis dentro de nossas próprias igrejas (como traições, partidarismo e sacanagens afins) nós depositemos nossas esperanças em Cristo, o verdadeiro cabeça da igreja. Se outros (e nisso se inclui pastores e líderes de igrejas) não conseguem colocar Cristo acima de suas ambições pessoais e suas paixões, isto é problema dela (pode parecer comodismo, mas não é não). É obvio que, uma vez sabendo das coisas, não mais compactuarei com tais pessoas a não ser que elas se redimam e se arrependam verdadeiramente. Mas em qualquer hipótese, sei que Deus está acima de tudo isso, e por Ele continuarei a nutrir meu amor.

Existem igrejas com más intenções? SIM, MUITAS! Existem pastores que se aproveitam de suas igrejas? SIM! MUITOS! Existem sacanagens, como desavenças, exploração e outras coisas do tipo nas igrejas? SIM SIM E SIM! Mas peraí criatura de Deus... quem falou que a igreja era perfeita!? Ela é uma instituição formada por homens, seres imperfeitos que passam suas imperfeições a esta instituição. Só seria perfeita se Cristo em pessoa estivesse na Terra pessoalmente comandando ela. E além do mais... se você é tão "inteligente" assim a ponto de perceber que Deus não existe, como não percebeu estas sacanagens antes na igreja onde ia?

Este blog é apenas um blog. Não tenho capacidade de fazer frente a um site destes. Mas Deus tem. Porém, é o que eu sempre digo: Deus nos deu o livre arbítrio. É decisão sua crer ou não Nele. Mas alerto-os... vocês foram enganados por doutrinas humanas que se diziam de Deus. Acreditam em "contradições bíblicas" levantadas por pessoas que não compreendem que a palavra de Deus deve ser compreendida sob seu contexto, que Deus se revelou aos poucos e gradativamente à humanidade e que por isso ele fazia coisas diferentes no antigo e no novo testamento, mas que este Deus é o mesmo ontem, hoje e sempre, mas o homem mudou, se refinou, e Deus pode enfim revelar seu plano em Jesus Cristo, pois só naquele ponto é que o ser humano estava maduro para recebê-lo como o recebeu: o mataram de uma forma horrível, mas ele ressurgiu e vivo hoje está, amado por milhos de pessoas neste mundo. A Bíblia, entende, não deve ser lida, deve ser estudada e vivida! Você lê um jornal, não deve olhar para a Bíblia como um jornal!

Ainda há tempo para vocês. A decisão é sua. Você pode se aproximar de Deus novamente, ele esta sempre pronto para te aceitar de volta. Posso parecer só mais um destes crentes que passou por lavagem cerebral... ou pior, posso ser um dos que faz a própria lavagem cerebral!!!... mas querido, nem Deus pode te fazer mudar de idéia neste quesito. A escolha é sua. Mas lhes digo que uma pessoa que CONHECE a Deus (eu digo conhecer e não simplesmente crer) NUNCA vai aceitar o discurso ateísta de vocês, por que para nós tal discurso não tem sentido algum à luz de nossa experiência pessoa com Deus.

O que faltou a vocês foi isso: experiência com Deus. A culpa, muito provavelmente, foi de vocês mesmos. Faltou interesse da parte de vocês em mergulhar em um encontro com Deus de forma pessoal, ou pode ter faltado instrução de como proceder para ter um relacionamento estreito com Deus. Não quero parecer um inquisidor, mas estou falando a verdade. O interesse tem que partir de vocês, e não de Deus. Ele já se interessa muito, tanto que fez o sacrifício de Jesus por você!

EU tenho experiências pessoais com Deus. Ter tais experiências é crucial! Você sempre vai duvidar de alguém, mesmo que seja alguém que você considera muito, se ele te disser ¿Deus falou comigo¿ ou ¿tive tal experiência¿. Mas quando isso acontece com você, ah... ai sim você se depara com a verdade e sente na pele que Deus existe. Como ser ateu diante do Universo!? Como não crer em Deus diante da complexidade e meticulosidade até mesmo de uma simples árvore? Como aceitar que você, um ser pensante e biologicamente perfeito, que é capaz de fazer abstrações do tipo ¿Deus existe ou não¿ é produto do acaso, que uniu materiais inorgânicos, que formaram orgânicos que se misturaram aleatoriamente e que formaram organismos simples que evoluíram durante bilhões de anos? Cara, se liga... até a matemática que eu odeia prova que a probabilidade de que isso aconteça é infinitamente inferior a da existência de Deus! Até mesmo a probabilidade dá mais crédito à existência de Deus do que o acaso da ¿sopa da vida¿! Me diga então: quem crê cegamente aqui!?

Você quer ter uma experiência real com Deus? Quer fazer isso!? Comece a pedir a Deus por uma experiência definitiva. Se não sabe como pedir, faça mais ou menos assim: "Deus, se estou mesmo cego para ver que você existe, por favor, abre meus olhos e me mostre algo que faça minhas dúvidas sobre você desaparecerem completamente, por que quero descobrir A VERDADE de uma vez por todas". Insista! Mas faça esta oração de forma sincera, sabendo que se for real (eu já sei, mas você ainda não quer acreditar), você está falando com aquele que criou TODO o Universo. Se você busca realmente a verdade, a verdade absoluta do por que você existe e do por que que a humanidade é assim, você vai encontrar Deus com certeza.

Quanto a alguns pontos levantados pelo pessoal deste site de ateus (inclusive vi um site que se chama ¿O Encosto¿ cujo leva é: ¿onde houver fé levaremos a dúvida¿) não posso falar por todas as igrejas. Não posso falar por todas as doutrinas. Mas na minha igreja vejo que aquilo que Deus nos expõe na Bíblia é em grande parte seguido (e a parte que não seguimos procuramos seguir, afinal não somos perfeitos e temos convicção disto). Como a principal acusação contra as igreja é o dízimo (questões de dinheiro sempre falam mais alto, mesmo nas pessoas que se dizem liberais quanto à grana) quero fazer uma pequena observação.

Damos o dízimo por livre e espontânea vontade, mediante aquilo que Deus nos diz em sua palavra, o de contribuir com ele com nossos bens e trabalho. O dinheiro é usado para pagar as contas do templo (água, luz), para a manutenção do local, para o pagamento justo do pastor (que tem que morar em uma casa, tem suas contas, tem que sustentar sua família), para programas e eventos de evangelização (pois esta é uma das mais importantes missões dos crentes neste mundo, falar de Jesus para as pessoas), para ajudar a necessitados com roupas e alimentos, e por ai vai. Temos relatórios financeiros mensais expostos para todos os membros, com pessoas que podem explicar a todos o quando de dinheiro entrou, o quanto saiu e no que foi gasto, assim todo mundo sabe o que rola com o dinheiro que investimos ali. Investimento sim, não gasto. Mesmo por que este dinheiro não é nosso.

Para finalizar: tenho comigo o ideal que cada pessoa tem o direito de crer no que bem entender. Como dizem por ai, "o problema é da pessoa". Eu conheço a verdade. Não sou arrogante a ponto de dizer que os outros estão errados. Mas sei o que vivo, sei que a Bíblia é verdadeira e sei o que aconteceu e acontece comigo todos os dias. Sei que Cristo é real, que Deus é real, e que minha missão como alguém que crê é falar de Deus e de Cristo para todos os que eu puder, amar ao próximo e viver da melhor maneira que eu puder até minha vida verdadeira na eternidade. Mas não sou eu quem vai convencer ninguém, afinal, como a própria Bíblia diz, em uma das cartas de Paulo aos Corintios, as atitudes cristãs genuínas parecem loucura aos olhos dos sábios deste mundo, por que Deus salva não pela razão humana mas por aquilo que os homens julgam ser loucura.

Cabe à pessoa em si olhar com racionalismo as argumentações que coloco aqui e tomar sua decisão. Não sou doutor da lei. Tenho estudo secular, muito mais do que 90% da população deste país, e falo daquilo que vivo. Mas se uma pessoa decide ser ateu e prefere crer nas doutrinas dos homens, nada posso fazer. A fé é um dom. Não vem do homem, vem de Deus. O que para muitos é fraqueza, para mim é fortificação. Minha fé me sustenta e me guia para perto de Deus, e meu desejo sincero é que todos experimentem isso também. Por que já fui ateu um dia, mesmo que não declarado, e me lembro muito bem na tristeza que era a minha vida quando Deus não estava presente.

0 comentários: