Pesquisar

29 de setembro de 2003

ACAMPAMENTO DE INVERNO 2003

Entre dos dias 26 e 28 de setembro de 2003 (ou seja, já era primavera) ocorreu o Acampamento de Inverno 2003 dos jovens da Igreja Batista Nova Canaã. Se você se lembra do post que fiz no início do ano sobre o acampamento de Carnaval, você deve saber que toda vez que fazemos um acampamento coisas incríveis acontecem. E desta vez não foi diferente.

Imagine um quarto com 18 homens juntos... bem, esta parte eu prefiro pular. Aconteceram coisas engraçadas, mas que julgo não ser necessário descrever aqui. Houveram conflitos e atritos, é verdade, mas todos mostraram ser acima de tudo crentes, pois houve o acerto entre todos e no final todos nós nos divertimos muito.

Fico envergonhado em dizer que eu e minha noiva tivemos alguns atritos neste acampamento, e na frente de outros irmãos. Alguns podem achar que somos assim o tempo todo, o que não é verdade. Mas agora já está feito e não temos como voltar. Quem manda sermos dois cabeçudos e brigarmos por algumas besteiras? Ninguém é 100% compatível com ninguém neste mundo chamado Terra. Atritos são inevitáveis em um relacionamento, mas posso dizer que graças à Deus (mesmo!) que eu e ela superamos briguinhas e atritos com nosso amor. Já estou morrendo de saudades do meu amor... ^_^

Bem... o que foi falado neste acampamento? Tivemos pregações e estudos bíblicos, é verdade. E como foram efetivamente colocados nos corações dos preletores por Deus! O assunto, creio, dizia respeito a todos ali: a vontade de Deus. Muitas coisas das quais falo aqui dizem respeito a isso. É aquilo o que persigo ardentemente para a minha vida: achar e seguir a vontade de Deus para mim! Permitir que Cristo viva em mim, mortificar minhas vontades e paixões e agir como Deus quer.

Isso é muito difícil, e creio que é por isso que tantas pessoas no mundo desistem ou não se interessam por tal coisa: por que muitas vezes a vontade de Deus para nós é muito clara, mas envolve uma série de atitudes as quais não estamos dispostos a ter. Abandono de vontades, desejos e impulsos que muitos arrumam desculpas para dar vazão.

Refletimos sobre isso o acampamento inteiro. Obviamente, em um lugar de beleza natural deslumbrante (em Joanópolis, em meio às montanhas), entre refeições deliciosas, jogos de futebol (estou todo quebrado devido a isso), conversas e brincadeiras. Até o Jaspion eu imitei para todo mundo ver (a pedidos de algumas pessoas)... acho que nunca havia queimado o filme deste jeito na frente de tantos irmãos... acho que vou ganhar um novo apelido. Mas pelo menos arranquei risadas da maioria ali presente, o que para mim está bom demais.

Foi um tempo muito gostoso. Pude conversar bastante com o JP, e ele com muitas pessoas ali. Vi que ele estava conversando bastante com o ministro de música (o Rubinho). Espero que ele logo possa, quem sabe, tocar no louvor. Sei que ele quer isso, mas espero que seja pelo motivo certo e não pára simplesmente ser conhecido, ou para se mostrar para os outros. Eu já tive a oportunidade de tentar entrar na equipe de louvor, mas achei melhor não fazer isso por dois motivos: primeiro, não estou tocando contra-baixo tão bem assim, e segundo, eu entendo que posso louvar a Deus de uma forma muito melhor hoje estando na congregação. Digo hoje, por que amanhã Deus pode me pedir para fazer outra coisa.

Sim, é isso ai, me pedir! Uma das coisas mais complicadas para um não crente em Cristo entender é que ele fala conosco, e de inúmeras formas, e é assim que ele demonstra sua vontade para nós. Ele fala conosco por meio da oração, dando ou não oportunidades (de emprego, de estudo, de relacionamentos, etc), por meio de outras pessoas (que nos falam coisas importantes mesmo que não percebam) e por meio até mesmo de nossas sensações e consciência, ao menos sinto que ele fala assim comigo. Deus fala conosco o tempo todo, cabe a nós querermos ouvir ou não.

Finalizando... o acampamento foi uma benção sem tamanho. Pude conversar com pessoas com que não conversava muito na igreja (a Carol, esposa do Henrique, por exemplo), pude me integrar mais com o pessoal, o que é difícil para mim, tendo em vista minha tendência ao isolamento... ou seja, foi ótimo! Uma pena que durou só dois dias.

Temos a certeza de que em breve os que crêem verdadeiramente em Cristo serão tão discriminados (por que é o que vem acontecendo conosco e tem se intensificado muito no mundo nos últimos anos) por defender os princípios de Jesus e de Deus que seremos isolados. Não nos darão mais empregos, nem nos aceitarão mais na sociedade civil. Não aceitarão (bem... já não aceitam) a vontade de Deus que esta expressa na Bíblia e farão leis humanas para acabar conosco, simplesmente por que endureceram seus corações para com Deus e não querem se sentir culpados; vão tentar acabar com a lembrança de Jesus para que tudo de podre que o mundo vem experimentando (homossexualismo, prostituição, mentira, adoração às coisas mundanas, egoísmo, ganância e tantas outras coisas) seja definido como padrão de comportamento, para que a mentira passe ser a verdade, e a verdade absoluta de Cristo seja enterrada.

É provável que tenhamos que viver em isolamento, em comunidades até mesmo escondidas, auto-suficientes. Que sejamos caçados e mortos. Você que lê isso pode acha absurdo, coisas de um rapaz impressionado, que sofreu lavagem cerebral, que foi manipulado, que é bobo, que lê muitos romances sobre o fim dos tempos, etc e tal... já cansei de dizer que não é nada disso, que passei a crer em Deus depois de viver experiências pessoais com Cristo... se você soubesse quantos missionários cristãos são mortos pelo mundo simplesmente por que não negam seu amor à Cristo, por que tentam levar outros ao conhecimento de Jesus, talvez você compreendesse do que estou falando.

Nenhum muçulmano é morto por declarar-se crente em Alá. Nenhum budista é torturado e assassinado por dizer crer em Buda. Mas Judeus sofreram horrores nas mãos de dezenas de povos por crer em Deus. E cristãos pelo mundo são linchados por declararem o evangelho. Já se perguntou no por que disso? No por que de os cristãos serem tão mal vistos? Isso ocorre deste o principio do cristianismo. Somos perseguidos por pregar a verdade, mas o mundo está mergulhado na mentira e tenta acabar conosco a todo custo, pois aquele que criou a mentira reina no mundo, e se desespera, pois sabe que seu reinado esta muito perto de terminar, e que muitos de seus seguidores (como eu já fui um dia) acordarão e serão libertos por Cristo...

Por que falei isso? Por que se vamos morar todos juntos em comunidades, posso dizer que vou adorar viver com meus irmãos de Nova Canaã, com base nestes acampamentos que tivemos...

Agora mesmo estou preocupado com provas que terei hoje e quarta feira. Não estudei nada para elas, e faltei na faculdade para poder ir neste acampamento. Ai você pode me perguntar o que eu acho mais importante, a faculdade ou a igreja. Nenhum dos dois... o mais importante é Cristo. Neste caso, ir a acampamento me levaria para mais perto Dele, então optei pelo acampamento. Pode lhe parecer uma grande besteira, principalmente por causa da minha situação. Mas ir a este acampamento me esclareceu muitas coisas, inclusive sobre minha situação profissional e estudantil...

Buscai primeiramente o reinos dos céus, e todas as outras coisas vos serão acrescentadas... Deus cuida das aves dos campos e das flores, somos pois nós menos importantes ou amados para que ele não cuide de nós, que entregamos nossas vidas à Ele?

"Olhai para as aves do céu, que não semeiam, nem ceifam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não valeis vós muito mais do que elas? Ora, qual de vós, por mais ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado à sua estatura? E pelo que haveis de vestir, por que andais ansiosos? Olhai para os lírios do campo, como crescem; não trabalham nem fiam; contudo vos digo que nem mesmo Salomão em toda a sua glória se vestiu como um deles. Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós, homens de pouca fé? Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que havemos de comer? ou: Que havemos de beber? ou: Com que nos havemos de vestir? (Pois a todas estas coisas os gentios procuram.) Porque vosso Pai celestial sabe que precisais de tudo isso. Mas buscai primeiro o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã; porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal." - Mateus 6:26-34

0 comentários: