Pesquisar

23 de agosto de 2003

E-MAIL PARA O IRMÃO JOÃO PAULO

E-mail sobre o ultimo blog, para meu irmão em Cristo, João Paulo (ou JP):

Oi João. Obrigado por escrever.

Cara, você me surpreendeu com o que escreveu. Está se mostrando maduro, e isto é bom! Não diga que não sabe escrever, você sabe sim, e bem. Só tem que praticar. Se eu sei escrever um pouquinho que seja, devo isso à persistência, estando sempre lendo ou escrevendo algo. Além disso, o Word me dá uma mão... ^_^ Isto ajuda, sabe?

Sobre o que escreveu, eu já sei de tudo isto, João. Mas existe uma diferença. Sei destas coisas muito bem, e a um bom tempo. Todo crente tem deveres. Como eu te falei (não sei se foi pra você ou pra outra pessoa), aceitar a Jesus não é uma coisa tão simples assim, é algo importante demais!!! Ela envolve sacrifícios que muitas vezes nós não estamos dispostos a fazer. Sabe do que eu estou falando.

Não basta nos conformarmos com nossa condição pecaminosa. Se como crentes temos que ser o mais próximos de Cristo o possível, então temos que fazer as coisas como ele faria, ao menos tentar com todas as nossas forças. Ninguém vai ser como ele, isto é certeza, mas podemos chegar perto, o que, humanamente falando, já é um milagre. Ser crente é, além de amar Jesus, amar a Deus, é seguir o exemplo de Cristo, até mesmo em suas dores. Paulo conseguia ser assim, nós devemos tentar também.

O grande Q é que eu sei destas coisas. Todo crente sabe, você também sabe, sei disto. Mas não podemos ficar de braços cruzados, tentando justificar nossos erros. Eles não tem justificativa, esta é a verdade. Se nós tivéssemos vergonha na cara, faríamos de tudo para não pecar, e você sabe que o homem não faz isso, não é? O meu medo é que fique cômodo para nós pecarmos, por que a gente sabe que depois é só orar para Deus pedindo perdão "que vai estar tudo bem". Deus é amor, mas Deus também é ira. Ele não terá piedade dos pecadores que não o amam e os lançará ao inferno. Se ele não fosse ira também, somente amor, não haveria a necessidade de um inferno, pois todos iriam para o céu. Não haveria, a bem da verdade, nem mesmo a necessidade de Cristo! Ele enviou Cristo não por ira contra os não santos, mas por amor aos Santos, pois estes ele queria salvar. Ele deseja que nem mesmo uma alma se perca para o Inferno, mas ele nos deu o livre arbítrio, e muitos escolhem a satanás, e a estes está reservada a sua ira também.

Então, como o pastor Salovi falou uma vez lá na Nova Canaã, Deus é amor TAMBÉM, mas ele também pode ser um Deus muito bravo. Se nós nos arrependermos, ele nos perdoa, mas abusar deste artifício é que me preocupa. Não se pode enganar a Deus, você me entende? Muito menos negociar, ou barganhar... Deus nos ama, então nós devemos amá-lo também. Ele reserva castigos para nós também quando fazemos coisas erradas, assim como um pai castiga ao filho que ama para que ele corrija seus maus caminhos. Mas na verdade, João, o que eu quero é não fazer Deus triste. Quero alegrá-lo com minhas atitudes, e não venho conseguindo isso o tempo todo. Fico triste com isso, você não fica?

A bem da verdade, outra obrigação do crente é tentar mostrar às pessoas quem era Jesus. Isto não precisa ser sempre feito sempre com a boca (o que é bom fazermos) mas fazê-lo com nossas atitudes, com nosso modo de agir. Se eu pecar feio na frente de incrédulos, eles vão dizer: ora, que Deus é este que ele diz amar, já que até mesmo nisto é igual a nós!?

Temos que fazer a diferença. E isto não é fácil.

Na verdade, sei que pode lhe parecer que estou me preocupando muito. Não se assuste. Sou muito introspectivo mesmo. Desde criança gosto de saber da verdade. A estava buscando e achei Jesus. Mas agora que preciso saber como me portar segundo o que ele diz, e sabendo, e não conseguindo, me sinto triste comigo mesmo. Imagino Ele lá nos céus, olhando para mim, e toda vez que eu peco, o vejo com olhar triste e cabisbaixo, as vezes quem sabe até mesmo chorando devido aos meus erros. Sei que ainda vou errar muito, João. Você também vai, todos nós vamos. Mas não quero me conformar com isso. O que eu puder fazer para melhorar a minha conduta e eu tiver forças para fazer, em Cristo, o farei. Seja me entristecendo (por que me entristecendo eu cravo as coisas na minha mente sob uma memória emocional, me condicionando aos poucos para não fazer aquilo), seja me alegrando. Pois, se é para glória de Cristo, para o anúncio de seu evangelho, para o bem do reino de Deus, isto me esforçarei em fazer, o máximo que eu puder, sem querer justificar meus erros, mas pedindo perdão verdadeiramente para cada um deles.

Deus nos ama. Ele é perfeito. Eu amo a Deus. Eu não sou perfeito. Mas quero chegar o mais perto possível disto. Quero chegar o mais perto possível dos atributos e atitudes de Cristo. Eis a busca daqueles que amam e confiam no Senhor.

João, siga seu caminho, ame a Deus, se entregue à Jesus. A bem da verdade existe um só caminho para Deus, que é Jesus. Mas as coisas pelas quais cada ser humano passa neste caminho são únicas. As dificuldades que eu encontro você não necessariamente encontrará em seu caminho, assim como eu posso não encontrar dificuldades iguais às que você tem experimentado. Mas todas elas servem única e exclusivamente para o nosso aperfeiçoamento como santos perante Deus, pois assim como o ouro é purificado no fogo, nós somos purificados em nossas tribulações.

Espero que compreenda que vejo tais coisas que escrevi em meu blog como um desabafo. Com a graça de Deus tenho conseguido vencer aquela situação. Deus nos coloca nos lugares por motivos bem específicos. No meu caso, para melhorar minha conduta, e também, quem sabe, dar exemplo, falar de Cristo, servir de instrumento para Deus naquele lugar. Não cabe a nós perguntar ou saber destas coisas previamente. Devemos apenas pedir discernimento e nos deixar conduzir pelo Espírito Santo, agindo conforme nos for ordenado. Espero que não se importe em eu colocar esta carta no meu blog, pois lendo-a, acho que expressei muita coisa que não expressei no meu blog ainda.

Que Deus esteja sempre conosco
Um grande abraço e novamente obrigado, meu irmão

Daniel P. Fontes

0 comentários: