Pesquisar

6 de junho de 2003

PARA ONDE ESTAMOS INDO?

Ontem fui ao médico, pois estou com um problema nas pernas. O local é freqüentado por muitos velhinhos simpáticos com problemas nos ossos, afinal, quando a gente fica velho, os ossos ficam fracos e a gente tem que se cuidar.

Enquanto esperava ser atendido, peguei um livro que estou lendo (uma coletânea de contos de Edgard Alan Poe) e quando estava começando a lê-lo, uma senhora me interrompeu, pedindo desculpas pela intromissão e me entregando um folheto sobre Jesus Cristo. Tive satisfação de dizer a ela que já era crente, da Igreja Batista, e ela me felicitou, pois seu marido era da mesma denominação. Peguei o folheto assim mesmo e o li, não para agradar a ela, mas por que me interesso por qualquer coisa que fale de Deus (obviamente, filtrando o que condiz com a Bíblia e o que não condiz).

E o folheto tinha, em sua capa, duas fotos. Uma era a de um garoto em um balanço, brincando. A outra, que tinha o singelo texto "E DEPOIS?", era a foto de uma velha. O tema do folheto era: o que farás depois de morrer? Para pessoas que não crêem em Deus, isso pode parecer chocante.

Não vou entrar nos méritos de outras religiões. Isso é um assunto que dá "pano pra manga" e sobre o qual já falei muito antes. Mas quanto a você, o que fará depois de morrer?

Não sei se já contei a história do monge e do cavaleiro aqui antes. Acho que sim, mas vou contar de novo por que retrata muito bem o assunto.

"Havia um cavaleiro que andava pelo mundo. Ele era sanguinário, se divertia muito nas batalhas, gostava de possuir muitas mulheres, de beber e comer bem. Se divertia muito fazendo o que é mal aos olhos de Deus. Um dia ele se encontrou com um monge, que vivia em castidade, comia racionalmente, fazia penitências e ajudava aos outros, tudo por amor a Deus. Ele sempre seguia a vontade de Deus. Ao ver o monge, ele começou a falar:

- Você nunca saboreou o gosto da carne, nunca se deliciou nos carinhos de uma mulher e nunca sentiu o calor agradável de um combate mortal. Tenho pena de você. E tudo isso por seu Deus! Me diga uma coisa, monge: o que você fará se, ao morrer, você descobrir que seu Deus não existe???

O monge parou um pouco e pensou. Após alguns instantes, ele falou ao cavaleiro:

- Se eu morrer e descobrir que Deus não existe, eu ficarei muito triste, afinal o amo mais do que tudo! Mas e você, o que fará se, ao morrer, você descobrir que Deus existe???"

É mais ou menos sobre isso o que eu falo. Muitas pessoas não vêem os riscos dos atos diários que tomam. A diferença entre o crente e esta pessoa é que o crente reconhece os malefícios que comete, e a partir daí, sabe o que deve fazer. Mas para as pessoas que não crêem em Deus, seu comportamento é regido pelo que o mundo dita.

Um ótimo exemplo disso é a questão da virgindade. Já discuti muito sobre isso com um amigo meu. Tenho a convicção de que o sexo só deve ser praticado após o casamento, por uma série de razões. Um antigo amigo meu (não crente, obviamente), que me levou a praticar artes marciais, já dizia (e me perdoem pelas palavras fortes) que colocar o pênis na vagina de uma mulher é algo muito sério, que envolve uma troca de energias muito grande, pois as regiões sexuais são pontos de energia muito grande no corpo humano. Até mesmo nas religiões orientais e Nova Era isso é constatado. Me foi dito que o fato de fazer sexo faz com que um absorva o carma do outro sobre si, e que se deve conhecer muito bem a pessoa antes de fazer isso.

Bem, ao meu ver, se eu conheço o suficiente uma pessoa para saber que posso fazer sexo com ela, eu me casaria antes assim mesmo. No meu caso, já tenho esta certeza com minha noiva, mas estamos impedidos de nos casar por problemas econômicos, afinal estou praticamente desempregado, sem uma renda que me permita sequer pagar a faculdade. Muita gente, neste caso, ia dizer que "a coisa está liberada" mas não vejo por este lado, pois a palavra de Deus é clara com relação ao sexo ser permitido somente dentro do casamento. Muita gente acha que a Bíblia foi adulterada neste quesito. Em alguns, menos importantes, realmente foram quando não havia a imprensa (mas como já falei antes, em detalhes que não comprometem a integridade da mensagem de Deus, se comparadas com as versões mais antigas dos manuscritos, de acordo com estudos internacionais, afinal queremos saber se aquilo no que cremos é real, e constatamos que é).

Mas a idéia de que o casamento é necessário para o sexo está permeada em toda a Bíblia, e não em poucas passagens apenas. Seria impossível para o ser humano alterar todas as partes meticulosamente, de forma a criar a idéia que poderia ser humana, entende? Você vê no antigo testamento que Deus se entristecia com a pessoa quando havia sexo fora do casamento. Ao rei Davi foi dado muitas esposas, mas quando ele teve uma com quem não se casou (e fruto de um homicídio) a filho que teve deste ato foi morto por Deus, e Davi ficou em pecado. Após se casar com a mulher, teve outro filho... que foi Salomão, o mais sábio dos homens. E fora isto, existem muitos outros exemplos permeados na palavra viva de Deus sobre a questão. Mas não era sobre isso que eu queria falar... como é engraçado, sairmos de um assunto e irmos para outro assim tão facilmente.

A verdadeira questão que quero tratar é PARA ONDE ESTAMOS INDO? Vejo o mundo piorar cada vez mais. Não há emprego, e com isso a violência sobe desenfreada. Parece não haver uma luz no fim do túnel. Mas o que assusta é que, em breve, surgirá um líder mundial que reunirá todas as nações do mundo em paz e prosperidade, em um pequeno período de glória para este mundo. E este líder, ao contrário do que a grande maioria das pessoas pensará, será, na verdade, o maior dos inimigos de Deus. Então me pergunto no que ter esperanças, se até quando as coisas melhorarem neste mundo elas estarão na verdade piorando?

Jesus é a resposta de minhas esperanças. Ele está voltando. Seu retorno será em breve. Não gostaria de estar na pele de uma pessoa que o nega a vida toda quando ele voltar, pois ai será tarde demais. "Mais bem aventurados são aqueles que não viram e creram", como disse Jesus a Tomé. Mais felizes serão aqueles que crerem em Jesus sem provas convencionais, tendo uma experiência pessoal com Ele.

Tem pessoa que acham que a Bíblia é um "conto da carochinha". Que crer em Jesus como salvador pessoal e da humanidade é besteira. Que Deus é apenas uma "energia superior" e que dele provem o bem e o mal (como a filosofia chinesa do "ying e yang", que neste sentido é ideologia completa e totalmente errônea).

Eu sei no que acredito. Tenho experiências pessoas fantásticas com Deus e com Jesus, as quais compartilho aqui neste blog. Mas mesmo assim, se você é uma das pessoas que não crêem em Deus e me dizem que Ele e sua palavra são ilusão, da mesma forma que aquele monge na história, eu lhe digo: se eu morrer e isso for falso, ficarei tristes, mas o que você fará se, ao morrer, descobrir que tudo no que eu creio é verdade? Sabe... naquele momento, será tarde demais, enquanto que agora é tempo oportuno.

Já falei que Jesus quer, ardentemente, que você se entregue a Ele, pois ele o ama e quer te salvar de seu destino cruel, que é a morte eterna. Este destino é cabido a todo ser humano (sem exceção), mas quando um ser humano passa a ter Jesus como senhor da sua vida, este destino certo é mudado, de forma sobrenatural, por Deus, para que tenhamos um novo destino, o da vida eterna ao seu lado em eterna alegria e paz. Pois Deus opera no sobrenatural com a mesma facilidade que opera no natural.

Se você acha que o que falei é besteira, respeito sua opinião. Mas medite sobre tudo o que eu disse. Meditar não é esvaziar a mente, é pensar e ponderar sobre um determinado assunto, levando em conta, de forma séria, as possibilidades para se chegar a uma conclusão após um tempo de reflexão. Pense nisto, não por mim ou por Jesus, que está só esperando você se decidir para transformar a sua vida. Pense nisto por você mesmo.

0 comentários: