Pesquisar

25 de junho de 2003

COISAS, DIFICULDADES E MOTIVOS

A algum tempo atrás fiz na faculdade uma matéria extracurricular para escrita de contos. A professora (Antoniella Devanier) conseguiu um esquema para lançarmos um livro de contos, do qual farei parte. Isto é muito legal! Ainda estou pensando em qual conto deverei publicar, e a escolha está difícil. Porém, tem algo que me incomoda nisto, que é o meu desejo de não fazer, neste caso, um conto em que fale sobre minha fé. Tive experiências negativas algumas vezes neste sentido, e acho que acabei por ficar receoso com o resultado, que sei, vai desagradar muitas pessoas. Porém, cheguei à conclusão de que o trabalho em si é literatura. Isto não significa que falarei neste sobre coisas negativas que vão contra Deus, mas o ramo da literatura tem esta liberdade de contarmos uma história despretensiosa. Aqueles que me conhecem sabem o quanto sou apaixonado pela literatura, basta vem em meu site (www.storystorm.hpg.com.br).

Como crente, sei que devo falar sobre Jesus a todos de todos os meios que possa utilizar, mas creio que não é este o caso neste livro, pois ficaria sem um propósito definido. Tenho outros canais para falar sobre Deus (este blog por exemplo) e os uso sempre que posso. Então, creio, o assunto se encerra aqui, compreendendo que existem momentos e meios certos e apropriados para falar de Deus às pessoas.

Uma coisa triste é que decidi parar de fazer aulas de contra-baixo. Meu professor (Paulo) é muito bom e eu gosto muito destas aulas, mas ando meio desanimado de atravessar a cidade aos sábados de manhã e a minha condição financeira não está me permitindo este luxo. Não sei se farei aulas em outro lugar no momento, mas a idéia é continuar tocando, obviamente.

Quanto a minhas metas... acho que estou indo no caminho certo em algumas delas. Mas infelizmente continuo a não ver solução pra meu problema com a faculdade, o que considero o mais grave que tenho no momento. O que farei se não puder continuar a estudar? Perderei até mesmo o estágio em que estou agora.

Fico conversando com meu irmão a respeito da situação. Ele também está preocupado com o emprego dele, assim como muitas pessoas que tem emprego hoje. A situação está terrível no país. Mas mesmo assim fico me perguntando o que fiz de errado para estar nesta situação. Por que não consigo pensar em algo para melhorar meus ganhos, resolver meu problema de grana? Não sou tão burro assim, sempre me consideraram uma pessoa inteligente. Então por que não imagino um negócio para trabalhar em que eu me dê bem?

Uma atitude que eu tenho que tomar é a de parar de me perguntar coisas do gênero, por que uma pergunta como esta não tem uma resposta. Muitas das perguntas que fazemos a nós mesmos não tem propósito algum por que, na grande maioria, não tem respostas, ao menos não objetivas. Nos perguntamos para suprir um desejo de auto flagelação. Por que a única resposta óbvia para esta pergunta, por exemplo, seria que eu sou burro sim, ou despreparado, ou ingênuo. Todas me massacrariam, e na maior parte das vezes, as pessoas se massacram sozinhas se respondendo perguntas tolas como esta.

A verdade, única que vejo, é que Deus trabalha em nossas vidas de formas diferentes. Coisas acontecem em nossas vidas por motivos muito bem definidos, e o acaso, neste caso, é inexistente. É complicado para alguém admitir que sua vida está nas mãos de Deus e que acontece conosco coisas que não sabemos o propósito. Mas no meu caso, ainda tenho esperanças de que toda a experiência pela qual tenho passado é para que, simplesmente, me volte totalmente a Deus. Tenho temido por que em vários momentos tenho a impressão de que tudo isto tem me distanciado Dele, e ai é que eu não vejo um propósito divino na coisa toda.

As vezes a possibilidade de que o mundo seja um monstro tragando as pessoas me assombra, por que se você parar para pensar, é exatamente isto o que está acontecendo com tanto desemprego, violência e falta de esperança. Mas tenho fé de que as coisas vão melhorar, se não aqui, no paraíso (com certeza). Em nenhum momento na Bíblia Deus fala que a vida dos crentes neste mundo seria fácil. Talvez tudo isto esteja acontecendo para que eu me desprenda completamente deste mundo, depositando todas as minhas esperanças no mundo vindouro, onde seremos todos mais do que vencedores em Cristo Jesus, onde não haverá nem choro e nem dor, apenas alegria, paz e felicidade pela presença plena de Deus em nossas vidas eternas.

0 comentários: