Pesquisar

27 de maio de 2003

O MISTERIOSO AGIR DE DEUS COM A AMIZADE

"Em todo o tempo ama o amigo; e na angústia nasce o irmão"
Provérbios 17:17

Sem nenhuma dúvida o agir de Deus é misterioso. Misterioso e acima disto, é perfeito. Por que somente Ele pode pegar uma pessoa cuja fé estava abalada e colocá-la para ajudar a um irmão que estava desesperançado, desesperado e entristecido até o fundo de sua alma. E com isso, esta pessoa cuja fé estava abalada tem sua fé reestabelecida ao perceber que, pela graça de Deus e por meio do Espírito Santo, se fez ferramenta de Deus para ajudar a aquela pessoa, seja ouvindo, seja consolando, seja orando por ela. Tive a imensa oportunidade de ser esta pessoa de fé abalada ontem a noite.

A outra pessoa trata-se de um grande amigo meu, alguém por quem, desde que o conheci, senti uma amizade muito grande. O versículo que citei no início deste texto foi exercitado na prática ontem, pois compartilhamos nossas angústias e nos ajudamos apenas conversando, fortalecendo nossos laços de amizade na angústia um do outro. Tenho certeza de que mesmo que fiquemos algum tempo sem nos vermos, ou que percamos o contato por certos intervalos de tempo, nossa amizade sempre será uma verdadeira irmandade. Assim como tenho com outros poucos e verdadeiros amigos.

Pude me firmar novamente, e pedir perdão a Deus pela minha falha. Diante das adversidades, é natural o ser humano se desesperar, mas de acordo com nossa nova natureza (que ganhamos quando aceitamos à Jesus verdadeiramente como dono de nossas vidas) devemos nos manter firmes no Senhor, não importando a adversidade. A construção edificada sobre a rocha (que é Jesus Cristo) suporta ao pior temporal.

Espero ter podido ajudar de alguma forma a meu irmão. Por que ele me ajudou, mesmo que o intuito fosse o inverso (eu ajudá-lo). Ele foi instrumento nas mãos de Deus. Mas Deus sabe que seria patético um cego guiar a outro (assim como é patético ver um bêbado ajudar ao outro a se levantar). Portanto ele tratou de nós dois ao mesmo tempo, usando um para ajudar ao outro. Que benção tremenda!!! Que experiência maravilhosa e edificante, mesmo que nós dois estivéssemos tão tristes! Sentir o agir de Deus desta forma tão visível... como continuar com a fé abalada diante de uma prova tão clara de seu amor para conosco?!

Deus age de formas misteriosas. Não cabe ao homem querer decifrá-las. Apenas aceitá-las e dar graças por esta benção. E dar graças por existirem amigos assim. Um amigo que mesmo em uma situação de tristeza é capaz de proferir palavras de conforto aos meus próprios problemas, capaz de se deixar usar por Deus a ponto de me fazer descobrir um pouco do que esta acontecendo de errado comigo. E ainda, permitir que eu o ajudasse de alguma forma também.


"O homem que tem muitos amigos pode congratular-se, mas há amigo mais chegado do que um irmão"
Provérbios 18:24

0 comentários: