Pesquisar

5 de maio de 2003

COISAS PELAS QUAIS EU NÃO QUERIA PASSAR

Um grande amigo meu está tomando a decisão mais importante de sua vida: aceitar efetivamente a Jesus Cristo como seu Senhor e mestre. No dia de sua efetiva decisão, em seu coração, haverá festa nos céus, como diz a palavra do Senhor. Que festa será! E que bom para ele, que poderá desfrutar da vida eterna diante do próprio Deus, que a tudo fez e a tudo criou!

Mas este será um período difícil para meu amigo. Ele já está ciente disso, e fico feliz de vê-lo determinado a enfrentar as dificuldades por amor unicamente dedicado à Jesus e a Deus. E que dificuldades são estas? As dificuldades de um mundo que nos considera inimigos. Quando uma pessoa passa a crer em Jesus, ela tem um novo padrão de comportamento, pensamento e atitude. O padrão de Cristo! E este padrão vai de encontro ao padrão que o mundo tem. O padrão de satanás.

Um exemplo disso, bem banal mesmo, é o homossexualismo. Homossexuais querem impedir que as igrejas afirmem algo que todo mundo já sabe: que homossexualismo é pecado contra Deus, obviamente violando a lei natural dos sexos. Estão processando um pastor daqui de Campinas por que ele disse isso, que é a verdade segundo a palavra vida de Deus. Utilizam os meios mais sagazes e ardilosos, distorcendo a própria Bíblia para tentar arrumar uma desculpa para seu comportamento. Utilizam a lei humana para se assegurar de que vão empurrar a aceitação deste comportamento goela abaixo do povo de Deus. Mas não vão, nem agora e nem nunca. Não digo que devamos perseguir os homossexuais, isso não! Se eles querem ter este comportamento, que somos nós para julgar? Mas o que acho errado é eles não querem que digamos a verdade que está na Bíblia, querendo corromper nossos valores e os valores da sociedade, que já está corrompida demais (ai alguns pensam "o que é um peidinho pra quem já está cagado?", né?). Afirmam que somos "racistas", mas quem está sendo racista, afinal? Não seriam eles, que querem nos impedir de dizer a verdade mais do que obvia? Só queremos abrir seus olhos para o erro que estão cometendo, para o seu próprio bem! Não queremos obrigar a ninguém a fazer o que dizemos, mas ao menos nos deixem dizer!

Mas o que eu queria dizer mesmo é que quem é crente, na grande maioria, passa "aperto". Deus nos sustenta, mas a pressão que o mundo coloca sobre nós é tremenda, de tal forma que aqueles que não depositam realmente sua fé em Cristo cedem a esta pressão. Me lembro que quando eu não era crente as coisas não eram tão difíceis assim, aliás, eram até fáceis! Não tinha crises de consciência por coisas erradas que eu fazia, e tinha uma felicidade razoável, mas superficial. Hoje algumas pessoas dizem que sou bem menos feliz do que antes, mas a felicidade que eu tenho é profunda e firme, mesmo que não seja visível. Firme por que está firmada na rocha, que é Jesus Cristo.

Tenho passado por maus bocados a mais de 6 meses. Sinceramente, não tenho tido muitas alegrias ou motivos para sorrir. A vida tem sido cinza. Tudo devido a este mundo, por que Jesus é PARA MIM, em meio a este sofrimento todo, um porto seguro, um local de descanso, um raio de sol colorido e a fonte de toda a minha fé e esperança. Ainda nutro que tudo pelo que tenho passado tem algum significado, um aprendizado, quem sabe? De dependência total de Deus. Isso não tem inibido minha tristeza. Jó, em seu sofrimento, se entristeceu tremendamente, mas preservou sua fé de forma inabalável para com Deus.

Sim, tenho estado triste. De forma que eu já estou sem esperança alguma neste mundo ou nas pessoas; toda a minha esperança é em Deus e na vida futura que todos aqueles que crêem em Jesus e são salvos por seu sangue desfrutarão. Quero me casar e ter uma vida comum, daquelas que a gente vê em histórias bonitas de livros românticos: ter uma casinha, um trabalho honesto, um casal de filhos, uma esposa amável e um carrinho na garagem. Mas não tenho visto como, não por meio de meu esforço. Só por Deus. Só por ele.

Portanto, a idéia que muita gente tem pregado de que quando a gente vira crente a nossa vida aqui na Terra obrigatoriamente melhora no aspecto financeiro é falsa. A "Teoria da Prosperidade" que algumas igrejas pregam é errada. Errada por que Deus não quer nos dar coisas aqui nesta vida, mas na próxima! Quantas e quantas vezes Jesus falou, por meio de palavras diretas, profecias e parábolas, que não devemos nos preocupar "com as coisas deste mundo", e que "onde está nosso tesouro repousa nosso coração"? Não digo que devamos nos contentar em sermos pobres financeiramente, mas isso não é algo que vem no "pacote crente", tão pouco é o principal. O lamentável é que isso nos afete tanto assim, a ponto de, por exemplo, me deixar desta forma. Já pensou se Deus tivesse feito um pacote assim:

"Quando se tornar crente em Jesus você ganha o pacote crente, que contem 1 salvação, 1 santificação (afinal para muitas igrejas por ai, quando a gente vira crente a gente deixa de pecar, e o melhor de tudo, de uma hora para outra!), 1 fantástico Tudo-dará-certo-em-sua-vida, que é integrado com 1 pleno-sucesso-financeiro-e-profissional e 1 pleno-sucesso-emocional com 1 plena-saúde".

Não quero dizer que seja impossível para Deus fazer qualquer uma destas coisas por aqueles que crêem nele, por que não é, para ele nada é impossível, absolutamente nada. Mas acreditar que a gente pode ordenar coisas a Deus, exigir que Ele faça determinadas coisas em nossa vida ou "barganhar" com ele (tipo, eu faço isso se você me der aquilo) é mais do que ilusão: acho que chega a ofendê-lo e é merecedor do título de pecado.

A vida é assim, infelizmente. Não falo para nos contentarmos, mas para fazermos a nossa parte. E nossa parte é essa, a de sermos bons e corretos em nossos caminhos, a de termos toda a nossa fé direcionada a Jesus e a de falarmos de Jesus aos outros, tudo sem esperar que Deus nos recompense imediatamente aqui nesta vida. Repito, ele pode fazer isso, e creio que ele até queira. Mas muitos acham que isso é uma obrigação Dele, e não o é. E muitos se afastariam Dele quando as coisas estivessem bem. Pense nisso meu querido. Pense nisso, pois eu tenho pensado todos os dias em que tenho andado triste e silêncioso.

Você pode pensar que, se for assim, não vale a pena seguir a este Deus. Lembre-se que estou comentando minhas impressões, e que Deus trabalha de forma diferente na vida de cada um de seus filhos. Não necessáriamente ele poderá deixar que você passe por um aperto destes que eu estou passado. Isso depende de como você é e do que ele terá que fazer para te levar para perto Dele. E ele sabe o que fazer nestes casos, melhor do que ninguém

0 comentários: