Pesquisar

27 de março de 2003

FAMINTOS

Quantas e quantas vezes eu ouvi pastores dizerem o quão importante é ler a Bíblia, e o prazer que sentiam ao le-la. Diziam que todos somos famintos da palavra de Deus, e que somente nas escrituras podemos saciar esta fome espiritual. Para mim, parecia uma historia distante, ou pior: algo que entrava por um ouvido e saia pelo outro.

Vou lhes contar minha experiência. Eu não conseguia sentir prazer em ler a Bíblia. Achava-a muito chata e maçante, e preferia muitas vezes mais ler um mangá, um jornal ou um outro livro do que lê-la, mesmo que alguns minutos apenas. Mas algo foi mudando dentro de mim. Quanto mais e mais eu clamava (e continuo a clamar) a Deus para ser um homem segundo o seu coração, algo me fez ter vontade, muita vontade mesmo, de ler as escrituras.

Desejo de minha própria mente ou ação de Deus? Não importa muito, mesmo que eu ache que foi Deus que moveu meu coração neste sentido.

O importante é que posso dizer que tenho tido prazer em ler a Bíblia agora. E mal termino um livro, começou outro. O método que estou usando é o de ler aqueles livros sobre os quais mais tenho interesse primeiro. Portanto já li os livros de Jó, Apocalipse, Romanos e Provérbios inteiros, e estou quase na metade de Gênesis. Gênesis, aliás, tem me trazido muitas alegrias. Eu sempre ouvia as pessoas na igreja comentarem sobre as historias dos grandes personagens Bíblicos, como Abraão, Noé, José e outros. Historias que eu não conhecia e agora estou começando a conhecer. Historias de fé e ação miraculosa de Deus na Terra.

Aliás, mudando um pouco de assunto, meu irmão de vez em quando me perguntava no por que é que Deus não mais se manifesta explicitamente como nos tempos antigos a Jesus, seja fazendo chover enxofre sobre uma cidade pecaminosa (Campinas, quem sabe?) ou por meio de outros eventos sobrenaturais. Pretendo falar sobre isso melhor um dia, mas pelo que tenho entendido, Deus se retirou do mundo por que o homem assim o quis. Deus sabia que o homem precisava de um tempo sem interferências diretas (mas não pense que Deus não vem interferindo na historia humana por que ele vem sim) para que aquilo que deveria ser cumprido se cumprisse. E o que é isso que tinha que se cumprir? É a liberdade plena do homem, a opção do homem escolher a qual senhor servir. Mas a grande alegria é que em Apocalipse fica claro que Deus se manifestará de forma sobrenatural em todo o mundo uma vez mais, quando Jesus Cristo retornar para aqueles que nele crêem. Como isso será fantástico! Todo o mundo vai ver o retorno do Filho do Homem, Cristo Jesus!

Bem, voltando ao assunto de leitura da Bíblia, é algo que obviamente eu te recomendo. Vale muito a pena ler a Bíblia! Como existem coisas ali que parecem ter sido escritas exatamente para você (no meu caso, pareciam ter sido escritas para mim)! Mas quer saber uma coisa? Elas não parecem ter sido escritas para você... elas realmente foram escritas para você! Para o seu crescimento como pessoa e como filho do Deus Altíssimo.

Se quiser começar a ler a Bíblia, você pode iniciar lendo o livro que muitos pastores recomendam como o primeiro da Bíblia a ser lido, seja por seu tema de suma importância e alcance, seja por sua linguagem simples: o Evangelho de Jesus Cristo Segundo o Apostolo João. É claro que você pode começar a ler a Bíblia por qualquer livro e seguindo a ordem que quiser, mas seguir uma ordem direta de Gênesis a Apocalipse se revela um pouco maçante para o ser humano. Ler livros fora da ordem progressiva pode ser uma boa idéia, assim você pode intercalar livros do antigo e do novo testamento, o que ajuda um pouco a não tornar a experiência uma coisa chata.

Outra coisa que eu faço é ler dois livros ao mesmo tempo. Não caia na besteira de querer ler um livro inteiro de uma vez só. Leia uns 3 ou 4 capítulos no máximo por dia, de no máximo 2 livros diferentes. Primeiro por que acho que mais do que isso você vai se cansar (eu adoro ler, e assim mesmo me canso), e segundo, você não vai prestar muita atenção ao que esta lendo. Leia com atenção, mesmo que seja pouco por dia. Você tem que entender as escrituras e aplicá-las em sua própria vida! Como existem coisas praticas na Bíblia para você aplicar em seu dia a dia!

Assim, você absorve a palavra de Deus! Se um dia acabar de ler a Bíblia inteira, releia-a quantas vezes quiser! Se leu um livro e após algum tempo quiser le-lo novamente, faca isso! A cada vez que lemos um dos livros da Bíblia, percebemos coisas nele que não havíamos percebido na primeira leitura. Por que a palavra de Deus é viva! E ela trás consigo o segredo da vida eterna, ela revela e explica como e por que Jesus Cristo é nosso salvador. E mais ainda, nos mostra por que temos que nos entregar a ele e com isso nos tornarmos filhos de Deus.

Não caia na besteira de achar que ler a Bíblia é para os padres ou pastores. Deus fez as escrituras para que todos os seus filhos tivessem acesso a ela e lendo-as, se alimentassem de bênçãos espirituais e sabedoria, matando nossa fome, por assim dizer.

0 comentários: