Pesquisar

18 de março de 2003

CÃES DE GUERRA

Desde criança tenho a maior fissura por batalhas. Na época da guerra do Golfo, no inicio dos anos 90, eu colecionava as noticias sobre as atividades dos exércitos que saiam no jornal. Lia tudo, e fiquei muito triste quando um dia descobri que alguém em casa havia jogado tudo fora! Que tragédia!

Gostava também de brincar de guerrilha, de policia e bandido e até fiz Judô quando tinhas uns 5 anos. Sempre tive vontade de ser policial ou militar (não como recruta, que sofre barbaridades, mas entrar como oficial já). E atualmente faço Kung-Fu a mais de 3 anos. Sempre tive algo que me chamasse aa batalha, algo em mim que gosta disso. Não sei se é bom, mas tenho.

Neste espírito venho me perguntando: por que tenho fugido da mais importante batalha do Universo se sempre me atraí por batalhas? Por que venho fugindo de minhas responsabilidades para com a batalha espiritual que todo crente trava todo dia contra o pecado e contra o inimigo, Satanás? Por que tenho, muitas vezes, sido rechaçado pelos inimigos nesta batalha? Por que eu não tenho lutado?

Assino uma lista de e-mail do Aldo Novak, fundador do Arquivo X Brasil, repórter aparentemente serio, pessoa muito conhecida no meio de estudo de OVNI¿s e demais fenômenos paranormais. Reconheço que muitas coisas das quais ele fala podem não representar a verdade absoluta de Deus. Mas algumas coisas que ele comenta em seu mais recente boletim da ¿Academia Novak¿ me fizeram ficar pensando (por que creio que representam bem a verdade do ser humano). Ele comenta, de forma um pouco mais aprofundada no ramo da psicologia, que o pior inimigo que temos é aquele que tem um quartel general em nossa mente, que sabe todas as nossas fraquezas, que nos ataca somente nos pontos fracos, que quer nos destruir e nos derrubar. E este inimigo somos nos mesmos.

Ele comenta ainda, de forma acertada, que o homem (ser humano, não indivíduo do sexo masculino) nasce com um lado obscuro de si mesmo dentro de sua mente. Um lado que sabemos ser pecaminoso, voltado para o mal, devido a contaminação pelo pecado cometida por Adão e Eva e que vem nos amaldiçoando desde o inicio dos tempos (ele não menciona a teoria adâmica). Um lado que nos afasta de Deus. Um lado que é nosso maior inimigo na batalha santa de Deus contra a morte e o pecado. Um inimigo cuja principal arma é nos tirar o desejo de lutar pelo que é certo, de resistir às tentações, de enfrentar os pecados com nossa união com Deus. Um inimigo que nos separa de Deus pouco a pouco, sem nos darmos conta. E como um soldado separado de seu general, não sabemos o que fazer, e logo somos engolidos e mortos pelas tropas inimigas.

Como lutar contra este inimigo? Como vencer nosso lado maléfico? Como termos forças?

Existe uma analogia muito interessante sobre isso, atribuída a um pastor do interior de Minas Gerais que pregava sobre este problema à sua igreja. Ele dizia que o homem é como uma casa que tem dois cachorros. Um branco e um preto, sendo o branco o bem e o preto o mal. Obviamente, assim como acontece conosco, um cão brigava com o outro, pois na casa só poderia ter um deles, assim como nós só podemos servir a um senhor. A pergunta que ele fazia era: qual dos dois cachorros viverá? Obviamente, será aquele a quem você mais alimentar! O outro morrera de fome!

Muitas pessoas dizem que em igrejas existem pessoas pecaminosas, problemáticas e tão ruins quanto as pessoas do mundo. Pois eu digo que estas pessoas estão no lugar certo! Pois de uma forma ou de outras, estão tentando dar mais alimento ao cão branco do que ao cão preto, tentando mudar seus comportamentos! É lá que elas podem ser influenciadas por Jesus Cristo para mudarem seu comportamento pecaminoso e assim, serem guerreiros vitoriosos nesta batalha que travamos todos os dias. Ninguém esta livre do pecado. Ninguém.

Nesta batalha tenho tido vitorias e derrotas, e várias vezes mais derrotas do que vitorias. Mas devo confiar em Jesus, nosso general capaz. Confiar que ele trabalha em minha vida para que este quadro mude, mudando meu querer e meu viver cada vez mais e mais. Com Jesus, sou melhor do que eu era ontem e pior do que serei amanhã. Todo dia cresço um pouco mais em sua direção, todo dia encaro batalhas e lutas. Perdendo ou ganhando, sei que preciso de Jesus mais e mais. Estando bem ou mal, pecando ou não, sei que preciso de Jesus mais e mais. E meu desejo é que cada batalha que eu travar eu possa ganhá-la para Jesus.

Muitas vezes sinto que não tenho forcas para resistir ao pecado, mas Jesus veio ao mundo para provar que o pecado pode ser vencido com ele! Temos, todos nós, que alimentar mais e mais nossos cães brancos, e deixarmos, pouco a pouco, nossos cães negros irem definhando ate perderem suas forças. Segundo a palavra de Deus, não existe sobre a face da Terra homem que não seja pecador (somente Jesus não pecou). Portanto, voltando à analogia dos cães, creio que o cão negro nunca vai morrer, e de vez em quando, mesmo fraco, ele vai brigar com o cão branco e vai ganhar. Mas se alimentarmos mais o cão branco, ele com certeza ganhará do cão negro muito mais vezes. Esta é uma guerra entre o bem e o mal que acontece dentro de cada ser humano. Não importa se ele é crente ou não (apesar de os crentes terem uma melhor idéia de qual batalha é essa), esta luta sempre ocorre, até o dia de nossa morte física.

Como alimentar seu cão negro? Pecando! Dando vazão a todas suas vontades pecaminosas, praticando o mal e o egoísmo! E como alimenta seu cão branco? Fazendo o inverso! Ir à igreja, aprender sobre a palavra e o amor de Deus, sobre o sacrifício de Jesus, seguir seu evangelho e sua lei, aplicar tudo isso em sua vida, pedir perdão a Deus por seus pecados! Isso alimenta o cão branco. Obviamente é muito mais simples alimentarmos o cão negro, já que praticamente não temos que nos preocupar com isso. Tenho a impressão de que ele encontra a comida dele sozinho! Já o cão branco precisa de mais cuidados, de comida certa e de qualidade. Precisamos nos esforçar para nos aproximar de Deus!

A batalha esta ocorrendo agora mesmo. Qual cão você tem alimentado mais? Como tem sido suas batalhas? O que fazer para ser vitorioso nesta guerra?! Nisto medito em Jesus Cristo, e nele deposito minha fé. Por que por minhas mãos nada seria capaz, mas com ele, tudo se torna possível.

0 comentários: