Pesquisar

26 de março de 2003

AMIZADE E COMPAIXÃO - COMO É BOM SER SERVO DE DEUS

Gosto de falar aqui sobre coisas importantes e marcantes que acontecem em minha vida. Tenho um amigo que esta passando por sérios problemas. Ontem pude encontrá-lo e tomar conhecimento de seu drama. Tentei ajudá-lo da melhor maneira que pude, pois amo a este amigo como a um irmão. Porém, senti que as palavras me faltaram, e quase não lhe falei nada. O que isso significa?

A palavra de Deus nos diz que se realmente habitarmos diante de Dele, que ele falará por nós, que ele colocará as palavras em nossas bocas e que o espirito santo de Deus realiza esta obra em nós. Mas repito que me faltaram palavras.

As poucas que proferi, creio eu, vieram realmente de Deus e não de mim. Digo isso por que estou passando por dificuldades também, e é difícil um coxo ajudar a outro coxo a andar. Mas Deus nos faz consolarmos uns aos outros, isto é uma das coisas que ele quer que façamos, que tenhamos compaixão um pelos outros. Não importa muito o estado em que se encontra nosso interior, temos que nos consolar, por que isso faz bem ao coração e alegra ao próprio coração de Deus, creio eu. Não por pena uns dos outros, mas pela simples felicidade de ajudar um irmão, seja lá de qual forma for, ainda mais o ouvindo, consolando-o em seus sofrimentos. Que maravilhosa é esta missão que Deus nos deu!

Imagine só, o mundo não precisa ser perfeito, sabe? Sabemos que o mundo jaz no maligno e não devemos depositar nossas esperanças e dedicação nele, não precisamos nos preocupar se vamos ou não nos magoar, nos machucar ou nos entristecer, por que isso vai acontecer com toda certeza. Mas temos que nos preocupar se vamos ter amigos verdadeiros ao nosso lado para podermos chorar em seus ombros, para nos ouvir e para nos dizer palavras de consolo e carinho, assim como de repreensão quando necessário (amigo que é amigo fala aquilo que é para o bem de seu amigo, mesmo que ele não goste). Amigos que nos ajudem a caminhar, a seguir em frente, em direção à Cristo!

Ontem me senti incapaz de ajudar meu amigo, e fiquei com medo de lhe falar algo que pudesse piorar a situação. O sentimento é genuíno. Eu realmente sou incapaz de ajudá-lo por mim mesmo. O que eu poderia fazer para ajudar a alguém, se não fosse pela misericórdia e graça de Deus para com esta pessoa? Oro por isso ha muito tempo: que eu seja uma ferramenta nas mãos de Deus para realizar sua obra neste mundo. Não importa-me muito bem como. Ajudar a um amigo faz parte desta obra, assim como ajudar a um desconhecido também, ou ser honesto, e por ai vai. Estar pronto a ouvir as pessoas é importante, é uma coisa que todos deviam aprender a fazer. Se importar com as pessoas também é importante. Como faz bem a alguém saber que existem pessoas que se importam com ela, que querem seu bem, que estão dispostas a ajudá-la!

Tenho tido problemas para fazer isso com minha própria noiva e com minha própria família. Tenho tido dificuldades em agir como amigo daqueles a quem mais amo. Sinto-me na liberdade de liberar minhas frustrações sobre eles, seja batendo o portão de casa, seja sendo frio ao telefone, seja sendo displicente no trato. Que direito tenho eu em fazer isso? Me diga! Nenhum! Que bom que Deus é bom comigo e me faz perceber, de tempos em tempos, meus maiores defeitos para que eu possa corrigi-los para sua glória!

João Paulo, saiba que te amo como um irmão mesmo, cara. E que quando precisar, pode contar comigo sempre. Menos com dinheiro, no momento... :o)
Mas saiba que estou orando por você.

0 comentários: