Pesquisar

24 de janeiro de 2003

UMA LEITURA EDIFICANTE











Tenho lido avidamente os livros da série "Deixados para Trás", de Tim LaHaye e Jerry B. Jenkins. Já estou no quinto livro da série, e no momento, estou lendo "Estamos Vivendo os Últimos Dias?" também dos dois. Este livro é uma tentativa de explicação para as profecias sobre o final dos tempos da Bíblia, contidas em sua maior parte no livro de Apocalipse, mas também espalhadas pelo restante da Bíblia, parte em Daniel, outra parte em Joel, e outras partes em livros de outros profetas e de apóstolos, no novo e no velho testamento.

Os livros da série "Deixados para Trás" contam uma história fictícia sobre o fim dos tempos. Mas esta história é embasada pelas profecias bíblicas, de forma que é o mais fiel possível a elas, se tornando muito próximo do que possivelmente poderá acontecer. Tudo tem início quando aqueles que amam a Jesus serão arrebatados da Terra e levados aos céus para estarem para sempre com Deus, isso todos ao mesmo tempo, em uma fração de segundos (segundo profecia sobre o arrebatamento). Aqueles que não crêem em Jesus serão deixados para trás aqui na Terra. Muitas desgraças acontecem já que motoristas desaparecem e seus carros desgovernados causam acidentes, pilotos desaparecem e aviões caem, operadores de indústrias somem e as máquinas não tem quem as controlem, e por ai vai.

A história se enfoca em um grupo de pessoas que se convertem após o arrebatamento. Inclusive um pastor que foi deixado para trás por que possuía uma falsa fé. O que acontece é que este grupo se une para enfrentar a pior época da história humana segundo a Bíblia, que seriam os anos de tribulação, onde o anticristo dominaria a Terra, e cujo final seria a batalha do armagedom. Bilhões de pessoas se converteriam a Jesus nesta época de sofrimento inimaginável, mas outros bilhões lhe dariam as costas e adorariam ao anticristo. Como os autores dizem em uma nota, esta não será apenas uma época de tribulação, desgraças e sofrimento (ira de Deus), mas será acima disso uma época de bondade, graça e misericórdia de Deus. Por que ele levará no arrebatamento aqueles que o amam e que amam a Jesus, mas mesmo após isso, até o ultimo instante, ele estará de braços abertos esperando que as pessoas se arrependam de seus pecados e que passem a reconhecer a Jesus como única esperança para suas vidas. Somente Deus, segundo os autores, seria capaz de manter de forma equilibrada estes extremos.

É uma história muito envolvente, principalmente pelo cuidado que os autores tem de seguirem fielmente as escrituras Bíblicas e as profecias. É um livro que me tem feito pensar mais sobre minha fé e meus objetivos como cristão e meus deveres para com Jesus. Me tem feito amar a Jesus mais e mais a cada dia. Se você é um daqueles que quer saber como vai ser o fim dos tempos segundo Deus, leia o livro. Ou veja o filme!

Comprei o DVD do filme "Deixados para Trás" que é a história do primeiro livro (até onde eu saiba vai haver mais de 12 livros). Alguns detalhes insignificantes (onde alguns personagens trabalham, algumas relações de amizade, etc) são mudados, mas o cerne da história é o mesmo. Nos EUA já esta em cartaz o segundo filme, "Comando Tribulação", que não deve demorar para aparecer aqui no Brasil, assim espero.

Escrevi sobre isso por que realmente sinto que, assim como meu pastor e minha comunhão com meus irmãos, este livro tem feito com que eu me aproxime cada dia mais de Jesus, despertando mais curiosidade e fome de saber sobre a palavra de Deus. Tem me aproximado mais de Deus!

Ainda sobre o livro "Estamos Vivendo os Últimos Dias?", só como exemplo, li uma parte em que os autores afirmam que a cidade de Babilônia, segundo as escrituras, deveria ser reconstruída até o final dos tempos, e que Saddam (a Babilônia fica no atual território do Iraque) a estava reconstruindo desde 1980. Fiquei com a pulga atrás da orelha, por que se isso fosse verdade, deveria ser algo noticiado em larga escala. Qual não foi minha surpresa ao constatar que não achava nada a respeito dessa notícia na Internet? Procurei e procurei e nada... até resolver dar uma pesquisada no site da CNN. Qual não foi minha surpresa ao descobrir em um site de notícias indicado pelo site da CNN que Saddam não estava reconstruindo a cidade de Babilônia... por que ele já a havia reconstruído! Em 1999 já estava pronta! Por isso não achava nada noticiando oi assunto, por que era uma notícia de 4 anos! O mesmo espanto tenho ao ver que a Bíblia falava, a mais de 1500 anos atrás, sobre um governo mundial único, sobre uma economia mundial única, e sobre uma religião mundial única! Não se parece com nossa odiada Globalização? É para se pensar...

Não pense que quando eu leio estas coisas eu as leio e aceito o que ali está escrito. Quando tenho dúvidas sobre algo eu oro, converso com outras pessoas sobre o assunto, leio minha Bíblia e procuro confirmar ou não o que está escrito. Ou no caso dos cumprimentos das profecias, como no caso da reconstrução da cidade da Babilônia, eu procuro confirmar a veracidade ou não da informação. Isso é muito importante, por que se não a gente fica alienado e ninguém mais acredita na gente, por que a gente aceita tudo o que nos dizem sem verificar! E precisamos ser críticos quanto a aquilo que chega até nós por meio do mundo. Por que Deus deseja que vivamos a verdade!

0 comentários: