Pesquisar

27 de novembro de 2002

DESENHOS JAPONESES


Sabe, mesmo eu sendo evangélico, gosto muito de desenhos japoneses, mesmo daqueles que muitos evangélicos dizem serem nocivos. Não vou entrar nos méritos do que significa ser nocivo... só no fato de que os desenhos, assim como filmes, músicas, TV e tantas outras coisas podem passar às pessoas uma série de valores que não são muito legais, como por exemplo, banalização da violência, banalização do sexo, e por ai vai, passando por coisas até mais perigosas, como a troca do foco das pessoas, que deveria ser em Deus e pode passar a ser uma fixação terrena qualquer, como poderes, mulheres, etc.


Me considero um bom conhecedor de animes e mangás. Gosto mesmo, sabe?! Creio que eu consiga distinguir, dentro de um episódio de Dragon Ball Z por exemplo (um dos animes que eu mais gosto, aliás, e um dos que o pessoal mais fala sobre influenciar negativamente as pessoas) os valores ali contidos, e simplesmente me divertir com a história, sem me deixar influenciar. Sei que meus valores e minha conduta espiritual devem condizer com o que Jesus pregou, mas o que tornaria Dragon Ball Z mais perigoso para mim do que as histórias do Super Man ou do Batman (que aliás, adoro também)?
Tenho andado pensando muito sobre isso, tenho me preocupado, por que a possibilidade de que eu esteja sendo contaminado pelos diversos mangás (histórias em quadrinhos japonesas) que tenho lido e pelos diversos desenhos japoneses que tanto gosto de ver. E contaminado sem que me dê conta! Mas se posso ser contaminado por isso, também posso ser contaminado por mais um monte de outras coisas que muitas pessoas nem sequer se dão conta, como por exemplo uma faculdade, o convívio com pessoas não cristãs, as dificuldades e valores da sociedade globalizada...

Tudo o que posso fazer é o que meu amado pastor Leandro me disse a respeito: orar a Deus pedindo sabedoria e discernimento, e que o Espírito Santo testifique em mim a capacidade de julgar se algo vai atrapalhar meu caminho até Jesus ou não. Até o momento, julgo que isso não tem ME atrapalhado, mas pode atrapalhar outras pessoas que não tem Deus focado em suas vidas, ou até mesmo a aquelas que tem Deus focado, mas que não atenta para o perigo oculto que todo fruto deste mundo pode representar. Então continuarei a ler mangás, a ver animes, a ler livros do Senhor dos Anéis e me divertir com isso... mas sempre tentando manter esta essa visão crítica, e colocando tais coisas na sua devida importância: deverão ser secundárias!!! Tenho que lutar, dia a dia, para que seguir os passos de Jesus e amar a Deus acima de todas as coisas e ao meu próximo como a mim mesmo sejam minhas verdadeiras prioridades. Só assim, creio, eu mereça realmente ser chamado de filho de Deus.


0 comentários: